No dia 2 de fevereiro a umbanda está em festa pois é “Dia de Iemanjá“- a Rainha do Mar, sincretizada com “Nossa Senhora dos Navegantes” pela igreja católica.
Iemanjá é uma orixá muito respeitada e cultuada. Por ser a mãe de quase todos os orixás também tem poderes sobre a fecundidade.
É grande protetora dos pescadores e jangadeiros.
Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas.
É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.
Iemanjá é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.
Na Umbanda, é considerada a divindade do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos, mãe de todas as cabeças humanas.
Além da grande diversidade de nomes africanos pelos quais Iemanjá é conhecida, a forma portuguesa Janaína também é utilizada, embora em raras ocasiões.
A alcunha, criada durante a escravidão, foi a maneira mais branda de “sincretismo” encontrada pelos negros para a perpetuação de seus cultos tradicionais sem a intervenção de seus senhores, que consideravam inadmissíveis tais “manifestações pagãs” em suas propriedades.
Iemanjá sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes
Existe um sincretismo entre a santa católica “Nossa Senhora dos Navegantes” e a orixá Iemanjá. Em alguns momentos, inclusive festas em homenagem as duas se fundem.
No Brasil, tanto “Nossa Senhora dos Navegantes” como Iemanjá tem sua data festiva no dia 2 de fevereiro, quando costuma-se festejar o dia com uma grande procissão de barcos no mar.
A fé e a designação “Nossa Senhora dos Navegantes“, tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses.
As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria, mãe de Jesus; era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.
Oração a Iemanjá na Umbanda
“Saravá Iemanjá; minha mãe, “Rainha do Mar“! Odoiá!
Venho pedir a Vossa proteção para este dia que começa.
Nessa Oração a Iemanjá na Umbanda; peço que proteja meu espírito, minha casa e meus entes queridos.
Como És “Protetora dos Navegantes“, que enfrentam as tormentas em alto mar, livre de qualquer demanda, olho gordo ou inveja lançada contra mim.
A “Mãe das Águas do Mar” peço que abençoe com a abundância dos mares; trazendo prosperidade e fartura a meus caminhos.
Que a harmonia e a paz da calmaria dos mares estejam no seio de todos os meus relacionamentos
Que as ondas do mar tragam as boas energias para lapidarem meu espírito; tornando-me um ser humano melhor, capaz de ajudar aqueles que necessitam.
E com Vossa luz; espero ser envolta para trazer a meu espírito e minha vida evolução.
Que nesta Oração a Iemanjá eu consiga as graças da “Rainha do Mar“, e tenha um dia abençoado.
Eu sinto a força dos mares, eu tenho o axé de Iemanjá.
Odoyá Iemanjá!
Saravá Todas as Caboclas do Mar!”
Obrigação anual para Iemanjá
Obrigação Anual de Iemanjá realizada no dia 02 de fevereiro é o dia ideal para os filhos de Iemanjá prestarem homenagens fazendo oferendas a deusa e garantirem as bênçãos do seu orixá.
Para aqueles que precisam fazer oferendas especiais para seu orixá de cabeça e necessitam da orientação de uma mãe-de-santo para ajudar é só entrar em contato.
Se você deseja saber qual é seu orixá e as entidades que acompanham sua vida entre em contato para fazer uma consulta ao Jogo de Búzios.
Para saber mais sobre Iemanjá, clique aqui e visite a página dedicada a essa orixá em nosso site.