Ossaim recebeu de Olorum o segredo das folhas e permaneceu “senhor do segredo das folhas” e das palavras que devem ser ditas para provocar sua ação.
Ossaim é, talvez, o orixá mais misterioso de todos. Se alguns orixás têm lendas cheias de enigmas e algumas incoerências em suas histórias, Ossaim também tem.
Este é um orixá feiticeiro e, por retirar das florestas o material para seus trabalhos, é associado em várias lendas à imagem de Oxóssi, que é caçador e habita, também, nas florestas. Diz a lenda que Ossaim teria guardado todas as folhas em uma cabaça, mas a cabaça derramou e espalhou as folhas sobre a terra.
Todos os outros orixás pegaram para si algumas folhas, por isso cada um tem sua folha característica, mas de nada elas valem sem o segredo de seu poder, que pertence somente a Ossaim.
Vestindo o verde das folhas e o branco de sua sabedoria e pureza de espírito, Ossaim é um orixá reservado e não é muito visto nos terreiros. Podemos acreditar que ele prefira deixar as muitas lendas sobre seu nome se esgotarem, de nada importam para ele, pois sabe quem é, sabe o que quer e o que faz.
Poderíamos dar um livro a um analfabeto, mas nunca esperar que fizesse algo com aquilo se não lhe fosse ensinado ler. Sem o conhecimento de Ossaim sobre as folhas, os orixás de nada poderiam se valer ao usa-las, como se fossem analfabetos e Ossaim os ensinasse a ler.
Oração a Ossaim
Meu pai, mestre! Meu Senhor do Desconhecido! Que as encruzilhadas das dúvidas, sejam afastadas de minha vida. Que o seu pássaro voe, À chegada de meu espírito, Meu pai, mestre e senhor das Folhas! Que as folhas de Outono, possam alegrar a minha alma, que as folhas de primavera, possam enfeitar o meu destino, que as folhas do Inverno, me cubram com sua proteção, que as folhas de verão, me tragam sabedoria e conforto, Meu pai, mestre e senhor das curas! Que seu pássaro cante 3 vezes, Para levar minha saudade. Que seu pássaro cante 7 vezes, Para levar minha dor. Que seu pássaro cante eternamente, Para receber seu amor.
Ossaim sincretisado com São Benedito
Mesmo em seu sincretismo católico com São Benedito, as histórias são confusas, pois as versões contam que ele viera da Etiópia, do Egito, dos mouros ao Noroeste da África.
Sabe-se que era filho de uma família de escravos na Itália, onde o jovem São Benedito teria sido chamado por um seguidor de São Francisco de Assis a caminhar com eles em seu voto de pobreza e castidade antes de ele próprio receber o título de Santo.
Culto a Ossaim
- Ferramenta: sua ferramenta tem uma haste central com um pássaro na ponta, do meio dessa haste saem sete pontas, chamada de Opassanìyn.
- Cores: verde, branco, e todas as variações de verde dependendo da nação.
- Fio-de-contas: verde, branco, verde rajado de branco ou branco rajado de verde.
- Animais: Bode e galo, entre outros.
- Saudação: Ewê ewê asá ou Asá ô ou Ewê ô ou Eruejé, entre outras !
Saiba mais sobre o orixá Ossaim visitando nossa página dedicada a este orixá.
Já sabe os orixás que acompanham você?
O Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente.
Para descobrir qual é o seu orixá e quais as entidades que acompanham você faça uma consulta ao Jogo de Búzios. Entre em contato hoje mesmo!