Dia 13 de Maio quando relembramos a histórica “Abolição da Escravatura” no Brasil, é comemorado na umbanda o “Dia do Preto Velho”.
Os Pretos Velhos representam o espírito de superação e transcendência de toda a tortura e sofrimento vividos por escravos no passado; quando homens negros eram tratados como objetos de comércio e lucro dos grandes senhores.
Os Pretos Velhos após sucessivas reencarnações transformam-se em espíritos de luz e guias mediúnicos muito eficazes para trabalhar em diversos setores.
Pretos Velhos são espíritos guias de elevada sabedoria, feiticeiros poderosos que dominam a “arte” do uso das ervas para trabalhar medicamentos espirituais e feitiços em diversas áreas.
Espíritos misericordiosos, não costumam deixar de atender aos pedidos de seus filhos, por isso não deixe de entregar suas oferendas com seus pedidos neste dia.
Oferendas para Preto Velho no terreiro
Especialmente conveniente para aqueles que não podem fazer oferendas, acender velas, ou fazer qualquer tipo de trabalho espiritual em casa, oferecemos para entregar suas oferendas para os Pretos Velhos neste ou em qualquer outro dia.
Faça você mesmo sua oferenda para Dia de Preto Velho
- 1 copo de café preto forte sem açucar
- 1 copo de cachaça com melado de cana-de-açucar, ou vinho moscatel doce
- 1 broa de milho (fatiada) com bastante erva doce que você deve preparar e cobrir com côco ralado
- 3 margaridas brancas
- 3 cigarros de palha
- 3 velas bicolores pequenas (preta e branca)
- 7 galhos pequenos de alecrim fresco para colocar entre as fatias da broa de fubá.
Coloque a broa sobre um prato (papelão preferencialmente), e distribua os outros ingredientes de forma harmoniosa em um jardim, mata ou praça. O café e a cachaça podem ser despejados ao redor da oferenda e não esqueça de recolher os copos. Faça uma prece para que os pretos velhos ajudem com seus pedidos. Acenda as velas ao redor, com cuidado para não provocar incêndios e siga sem olhar para trás.