Mais um ano chegando ao fim e muitas lendas criadas sobre 21 de dezembro de 2012, como em vários outros anos; ilude a muitos sobre o fim do mundo.
Claro que já ouvimos muitas histórias sobre o mundo acabar neste ano, como já falaram de 1999, 2000 e outros anos.
Também já cansamos de ler e ouvir que nada passa de um mal entendido por causa de interpretações ruins dos fatos antigos.
É claro que Deus não destruiria o mundo, em sua infinita bondade, pois são os homens que o destroem, ora porque precisam, ora porque erram em suas escolhas.
Nossos queridos orixás da umbanda nos ensinam sempre a cuidar bem da Terra, a não destruir sem propósito e sem reposição.
Se há o arranque de uma folha para realizar um trabalho, há o cuidado de fazer o bem e o respeito ao pedir permissão a Ossaim para arrancar uma folha, que seja; assim como o retorno ao meio ambiente da folha depois de usada, quando é despachada na natureza e se decompõe renovando o ciclo de vida.
No final do ano, em 31 de dezembro a homenageada é Iemanjá que, sendo uma representante de mudanças e renovações, a “Mãe de todas as cabeças” está presente nas comemorações que marcam a passagem do final de ano (reveillon).
A orixá recebe com carinho as oferendas feitas em seu nome e ajuda aqueles que pedem com fervor em suas orações.
Faça conosco suas oferendas a Iemanjá participando de nossa “Obrigação de Ano Novo para Iemanjá”.
Banho de descarrego e consulta ao Jogo de Búzios para um feliz 2013
Aproveite a virada de ano, quando temos a oportunidade de desfazer daquilo que não serve mais, aquilo que muitas vezes é errado, para, só então; construirmos uma nova morada para nossa alma!
“Se tentar construir uma nova oca sobre as madeiras podres da velha, as duas cairão.” O provérbio, contado desta forma, nos lembra nossos irmãos indígenas, tão importantes para o nosso aprendizado sobre a natureza dentro da Umbanda, mas poderia ser lido de várias formas, importando, na realidade; a mensagem de renovação para 2013.
Antes de pedir qualquer coisa para o ano que vem, purifique-se! Tome um banho de mar, ou se não puder; prepare um banho de descarrego de sal grosso em casa.
Mude seus hábitos, agradeça a Deus, a Oxalá por todo o bem que nos foi feito e por todas as oportunidades de crescer que tivemos neste ano que está acabando.
Faça uma consulta aos orixás através do Jogo de Búzios e Cartas do Tarô para planejar um feliz 2013.
Antes de pedir, agradecer; antes de reclamar, compreender e antes de construir o novo; destruir o que não tem utilidade!
A benção de Iemanjá, Oxalá, e todos os orixás e espíritos está sobre aqueles que refletem, compreendem, aceitam e evoluem através da mudança e do amadurecimento!
Axé em 2013!