Vários são os aspectos comuns da Teologia da Umbanda que são vistos em Casas de Santo espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Veja 8 crenças comuns da Umbanda.
Crenças da Umbanda
- Crença em Deus único, conhecido como Olorum ou Zâmbi.
- A Umbanda concebe uma Trindade Divina baseada em Olorum (Deus criador do universo), Orixás (divindades) e Guias ou Entidades Espirituais (espíritos de luz).
- Crê em orixás como ministros de Deus, ligados a elementos e pontos da natureza, orientadores dos Guias e Guardiões e dos espíritos encarnados.
- Crença nos anjos como figuras especiais criadas por Deus como espíritos muito evoluídos.
- Crença em Jesus Cristo, vindo da linha de Oxalá e por vezes confundido com o próprio orixá, sendo o espírito mais evoluído já encarnado na terra.
- Crê na ação dos espíritos que com diversas vibrações energéticas agem no plano físico que conhecemos.
- Tem a crença nos Guias e Guardiões responsáveis pela orientação dos médiuns e das Casas de Santo, assim como daqueles que procuram a Umbanda, auxiliando a evolução dos encarnados e a própria evolução do espírito.
- A Umbanda crê na mediunidade, concebendo que todos somos médiuns em diferentes estágios de evolução e com dons diferenciados (dom de incorporação, de intuição, de psicografia, etc).
Saiba mais sobre Umbanda
Umbanda – religião do culto aos orixás – A Umbanda é uma religião com culto prestado aos orixás, divindades comandadas por um Deus Supremo, sendo uma religião monoteísta com mitologia própria.
Orixás – A Umbanda, ao contrário do que muitos pensam é uma religião que crê em um único deus,Olorum. Os orixás governam aspectos singulares dessa criação.
Em dia com os orixás – Fique em dia com os orixás, o que pode ser feito na umbanda em cada dia da semana. Que vela acender, qual orixá governa aquele dia, que banho tomar?