O anil é um elemento antigo e místico, utilizado há séculos em diversas religiões por suas propriedades de limpeza e afastamento de negatividades.
O anil
Os antigos extraíam esse corante natural de diversas espécies de planta, entre as quais a Indigofera anil ou Anileira. Mas quase todo o anil produzido hoje é sintético. Sua cor única se deve ao resultado da mistura dos minerais sódio, alumínio e silicato.
Uso não ritualístico do anil:
No Brasil, é muito usado como corante ou na lavagem de roupas, como branqueador ou realçador das cores dos tecidos. Pode ser encontrado em mercados, mercearias ou casas de itens de umbanda e candomblé, em forma líquida ou em pedras.
Uso ritualístico do anil:
O anil é amplamente usado na Umbanda e também em outra religiões com o Candomblé, Wicca, etc.. Acredita-se que esse elemento possui propriedades místicas e mágicas tão fortes, ligadas principalmente a sua cor, também chamada de azul índigo, que seria uma cor especial e única, ligada à purificação de pessoas e de ambientes.
Chamado waji nas tradições africanas, o anil é indutor de transformação, representa o movimento, a saída da estagnação. É usado para se obter proteção contra todos os males espirituais, materiais e psíquicos ou para promover limpeza espiritual e afastamentos de espíritos obsessores, kiumbas, zombeteiros, etc..
Além disso, por pertencer a Oxalá, o pai maior da Umbanda, o anil também tem a função de acalmar os pensamentos, abrir caminhos e atrair vitórias.
OBS: em algumas casas de umbanda acredita-se que o anil carrega as energias de Iemanjá, já em outras pode-se vê-lo ligado às energias de Ogum.
Como usar o anil?
Banho
É um banho muito poderoso feito para fortalecer a aura da pessoa e afastar da pessoa os espíritos desencarnados. Acredita-se que esse tom especial da cor azul purifica o ambiente, eleva e protege a alma, afastando, assim, as vibrações negativas e também espíritos obsessores.
Este banho é ideal a quem acredita estar sendo vítima de espíritos obsessores, demandas ou feitiços enviados, pragas rogas, ou seja, qualquer negatividade ou malignidade que possa estar travando a vida de alguém.
Como preparar o banho de anil?
Você vai precisar de:
- 2 litros de água;
- um balde comum;
- 1 pedra de anil ou 2 colheres de anil líquido;
- uma muda de roupas brancas ou o mais claras possível.
Passo-a-passo:
- Encha o balde com dois litros de água morna e acrescente o anil. Misture até diluir;
- Leve o balde com o preparado para o banheiro;
- Tome seu banho de asseio, normalmente. Quando terminar seu banho, pegue o balde com o preparado de anil e jogue da cabeça para baixo, mentalizando seus desejos de paz, harmonia e o que mais desejar;
- após o banho, seque-se normalmente e ponha roupas rancas ou o mais claras possível;
- Se desejar, faça uma oração a Oxalá ou a seu anjo da guarda, ou ao seu orixá regente após o banho.
Limpeza de ambientes e locais
Essa limpeza é ideal para quem acredita que um local ou ambiente está sendo afetados por espíritos e energias negativas, feitiços ou demandas, de modo que as pessoas que convivem no ambiente nunca se acertam; ficam em constantes conflitos, muitas vezes sem motivo.
Também é ótimo para passar em locais comerciais que nunca prosperam por mais que o dono se esforce e se dedique.
Como preparar a limpeza?
- 2 litros de água;
- um balde comum;
- 1 pedra de anil ou 2 colheres de anil líquido;
- um pano de chão limpo e novo.
Passo-a-passo:
- Faça uma faxina completa do ambiente a ser purificado. Tire toda a sujeira e também livre-se de acúmulos, objetos que não têm utilidade, objetos quebrados, antigos, roupas velhas sem uso, etc.;
- Encha o balde com dois litros de água e acrescente o anil. Misture até diluir;
- Pegue o pano de chão limpo e novo e mergulhe na água com anil;
- Torça o pano e esfregue-o em todo o chão começando de trás do local, indo em direção à entrada na frente. Passe também nas paredes onde houver azulejo, nos rodapés e no batente das portas, que são locais onde os espíritos do umbral costumam se alojar;
- Despeje a água restante no balde em qualquer pia ou ralo, de preferência na área de serviço ou num local externo da casa;
- Se desejar, faça uma oração a Oxalá ou a seu anjo da guarda, ou ao seu orixá regente após a limpeza.
OBS: procure fazer o banho à noite, antes de se deitar. E faça novamente o banho ou a limpeza, sempre que acreditar ser necessário.
Saiba mais
Conheça as ervas adequadas para banhos ou defumação de cada dia da semana – É possível estabelecer quais as melhores plantas e ervas para os banhos ou defumação de cada dia da semana. Isto porque cada planta tem uma estreita relação com o Orixá que a rege.
Banho de descarrego com 7 ervas – Este banho de descarrego com 7 ervas sagradas pode ser utilizado para aliviar tensões astrais além de renovar as boas energias promovendo limpeza espiritual.
Banho de purificação de Iemanjá com alfazema e jasmim – Tome esse poderoso banho de purificação de Iemanjá com alfazema e jasmim e se livre de toda a energia negativa e demandas enviadas para te prejudicar.
Agende sua consulta aos Búzios
Se você quer consultar sobre diversos assuntos, descobrir os orixás de cabeça que regem seus caminhos; e desvendar tudo sobre seu futuro; faça hoje mesmo uma consulta para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios. Entre em contato conosco agora mesmo!