As oferendas na Umbanda podem ser a chave para encontrar harmonia, prosperidade, saúde ou outro pedido que por ventura necessite fazer as entidades e orixás.
Uma grande benção da humanidade é ter a força da natureza à disposição e conhecer as propriedades de cada elemento faz toda a diferença. Assim como um médico toma o cuidado de receitar remédios precisos para o caso de cada paciente, aquele que toma os remédios deve seguir as orientações de horário e doses para uma melhora eficaz.
Quem precisa de assistência espiritual deve saber a quem pedir. A mãe de santo é como um clínico geral, vai avaliar o seu problema e indicar um trabalho ou uma entidade ou Orixá, como um médico específico para o seu tratamento.
As oferendas na Umbanda, também chamadas ebós ou trabalhos espirituais, são as receitas dos Orixás para seu objetivo espiritual e eles conhecem profundamente as energias e propriedades de cada ingrediente.
Cada planta, arranjo, comida ou enfeite emana certo tipo de energia através da cor, do nutriente ou do magnetismo do material usado. Temperar uma comida de sal com algo doce pode dar muito certo ou muito errado e usar o material errado numa oferenda pode trazer energias indesejadas ou desnecessárias.
Quais são as oferendas na Umbanda que tenho que fazer?
Um bom jogo de búzios pode ajudar a esclarecer esta pergunta. Por exemplo, uniões de amor podem ser abençoadas por um Orixá e não por outro. Se você quer a pessoa amada, Oxum pode ajudar, mas se esta pessoa já está com alguém, Oxum reprova a interferência. Então deve-se recorrer, por exemplo, a Oxumarê, que vai avaliar se deve ou não interferir na união que já existe e, se considerar justo, fará.
O amor é uma das coisas que mais toca o ser humano mas saúde, prosperidade, segurança profissional e todas as outras áreas da vida podem ter a participação dos seres do plano espiritual, cada um cuidando do que lhe compete. Exus para o amor, Erês para saúde, alguns para várias coisas, mas é importante ser honesto e não esconder do seu médico nenhum sintoma.
“Assim na Terra como no Céu”, diz a oração do Pai Nosso ensinada por Jesus Cristo, e assim acontece. Ouça as orientações das entidades e orixás e se trate seus trabalhos espirituais com carinho e respeito, e com este mesmo carinho e respeito, trate o próximo, e seus caminhos se abrirão.
Boa sorte quando for fazer as oferendas na Umbanda!