Para entender mais sobre a nossa amada Umbanda, faz-se necessário conhecer as sete linhas da Umbanda e suas diferenças. Dentro da Umbanda existe uma organização em que espíritos e entidades trabalham por um bem comum, dentro de um tipo específico de vibração e que está, normalmente, relacionado a um ou mais orixás específicos, que atua como uma espécie de regentes daquelas energias e vibrações.
Cada linha tem suas vibrações e energias que existem para um propósito, e que sustentam e influenciam a vida de todos os seres. Neste primeiro artigo da série, conheça 3 linhas da Umbanda e suas características e especifidades.
1- LINHA RELIGIOSA
O Orixá regente desta linha é Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo. Oxalá tem em seu auxílio nos trabalhos desta linha da Umbanda, entidades como caboclos, Pretos Velhos, povos do Oriente e Santos Católicos.
A Linha Religiosa é a primeira das 7 linhas da Umbanda. É a que comanda as outras e funciona como o reflexo de Deus, o início, a fé e a religiosidade. É a linha que representa o princípio da Fé, o reflexo de Deus, o verbo solar. É a luz refletida que coordena ou se desdobra nas demais vibrações em suas manifestações na terra. Suas irradiações da Fé nos estimulam a Religiosidade.
As entidades desta linha são calmas e se expressam com elevação. Os pontos cantados de Oxalá invocam grande misticismo, porém são raros de ser escutados hoje em dia, pois dificilmente assumem uma “Chefia de Cabeça”.
2- LINHA DO POVO D’ÁGUA
Sua líder é Iemanjá, que dentro do sincretismo religioso é representada por Nossa Senhora da Conceição. Atrás dela vem Orixás femininos como Oxum e Nanã, além de sereias, Iaras, ninfas, caboclas dos rios, marinheiros, etc.
Esta é a linha mais feminina, que trabalha com o poder do mar e das águas salgadas e doces. Ela representa a gestação, o divino, a mãe de todos os Orixás. A composição de sua linha é formada por orixás femininos, como Oxum e Nanã, ondinas, náiades, sereias, Iaras, caboclas dos rios e das fontes, ninfas e marinheiros.
As vibrações destas entidades são serenas e trabalham com a água do mar. Os pontos cantados de Iemanjá possuem lindos ritmos. Suas irradiações de geração e de amor nos estimulam a maternidade, a fecundação e as uniões tanto carnais quanto materiais.
3- LINHA DA JUSTIÇA
Liderada por Xangô, sincretizado com São Jerônimo, São João Batista e São Pedro, esta linha rege tudo relacionado à justiça e à razão. Xangô é o Orixá que coordena toda lei cármica; é o dirigente das almas, o senhor da balança universal que afere nosso estado espiritual.
Seus pontos cantados são sérias invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como montanhas, pedreiras e cachoeiras e suas irradiações da Justiça nos estimulam à razão.
Este Orixá segue acompanhado por caboclos e pretos velhos.
SAIBA MAIS
O passe na Umbanda: saiba mais sobre esta importante prática espiritual – A palavra “passe” tem origem no Espiritismo kardecista, e traz a ideia de “passar” ou “transmitir” algo a alguém. Na Umbanda, o passe é uma importantíssima prática espiritual, uma espécie de “remédio” para os frequentadores da gira.
Quimbanda: conheça mais sobre essa controversa vertente da Umbanda – “Quimbanda é um assunto muito recorrente, e sempre polêmico, nos encontros e nos grupos de estudos sobre a religião da Umbanda e outras religiões afro-brasileiras.
AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.