Muitas pessoas não sabem o que o carnaval e a quaresma na Umbanda significam, quais rituais podem ou não serem feitos. Esclareça essas e outras dúvidas!
A dúvida sobre o funcionamento das casas de santo (os terreiros de Umbanda) durante o carnaval e a quaresma na Umbanda, vem da época que os orixás eram proibidos de serem cultuados e deveriam ser sincretizados com os santos católicos, assim os terreiros deveriam seguir o calendário das comemorações dos santos, para “disfarçar” suas comemorações aos orixás.
Por isso; hoje em dia, os terreiros não precisam parar suas atividades durante o carnaval na Umbanda, e podem funcionar normalmente, pois os terreiros de Umbanda ou casas de santo não estão ligadas aos dogmas da igreja católica que determinem que não possam fazer atendimento espiritual nessa ocasião.
Carnaval e quaresma na Umbanda com Exús e Pombagiras
Certos terreiros de umbanda tem preferencia por trabalhar apenas com Exús e Pombagiras no carnaval e na quaresma como nós do site “Raízes Espirituais” .
Mas; na impede que trabalhemos também na linha de Pretos Velhos e Caboclos, por exemplo. Vai depender da linha de trabalho espiritual necessária para o caso de cada pessoa.
Nossas atividades continuam normalmente durante a quaresma quando fazemos trabalhos espirituais especiais de Exús e Pombagiras, visando principalmente as amarrações de amor e diversos outros trabalhos feitos com estas entidades, o chamado “Povo da Rua“.
Somente durante o carnaval, não realizamos atendimentos ou trabalhos espirituais quando fazemos um pequeno recesso para descanso e retornamos na quarta-feira de cinzas ao funcionamento normal.
Se você está precisando de orientação espiritual ou precisando realizar trabalhos espirituais diversos no período do carnaval e quaresma na Umbanda, entre em contato e terei imenso prazer em ajudar você a resolver seus problemas.