A “Folia de Momo” aproxima-se e surgem dúvidas na cabeça dos foliões. Quais os cuidados com a espiritualidade? Saiba tudo sobre Carnaval e Umbanda.
Carnaval e Umbanda
O Carnaval é uma festa muito popular ligada diretamente a cultura brasileira.
A festa do Carnaval está ligada a comemorações cristãs, começando 4 dias antes da quarta-feira de cinzas, que marca o início da quaresma.
Muitas Casas de Umbanda fecham as portas no Carnaval devido ao feriado, mas não necessariamente, deixam de trabalhar espiritualmente.
Essa é uma época onde muitos umbandista aproveitam a folia, fazem viagens e como todas pessoas que curtem Carnaval; aproveitam para relaxar e distanciarem-se das pressões do dia a dia.
Espiritualidade no Carnaval
A festa do Carnaval está ligada às comemorações e liturgias cristãs, portanto; ela não interfere nas celebrações da Umbanda.
No entanto; muitas Casas de Umbanda de Umbanda fazem um recesso na sequência do Carnaval, no período da quaresma.
O Carnaval é um momento de muita energia liberada pela linha de esquerda e; aqueles que não tem controle sobre a própria mediunidade podem sentir-se desconfortáveis.
A linha de esquerda da Umbanda é aquela que tem espíritos como Pombagiras e Exús.
O que ocorre no plano espiritual no Carnaval?
Como ocorre mais abuso de álcool e drogas, a energia circundante fica muito mais descontrolada, logo; atrai todo tipo de espíritos nem sempre bem-vindos.
Essa energia afeta até mesmo aqueles que não estão fazendo uso de álcool, por exemplo; pois influencia diretamente o ambiente.
Por isso; é comum a maior ocorrência de espíritos obsessores no Carnaval, devido a presença exagerada de substâncias psicoativas ou a sexualidade desenfreada, que atrai estes espíritos.
Em virtude da ação desses espíritos; assistimos na “folia de Momo” a ocorrência um número maior de acidentes variados com veículos nas estradas, mais problemas com armas, muitas brigas e desavenças perigosas, muitos óbitos, etc..
Proteção no Carnaval através da Umbanda
Lidar com toda essa carga energética do Carnaval não é fácil para ninguém!
Cultuando as entidades evoluídas da Umbanda e seus orixás, você forma um escudo de proteção no Carnaval ao seu redor e, afasta os perigos de seus caminhos.
Mantenha Exú e Pombagira iluminados no Carnaval
Como são as entidades mais atuantes no período de Carnaval, você deve manter Exús e Pombagiras iluminadas para que tragam luz aos seus caminhos, protegendo você.
Você deve acender uma vela de 7 dias a sua Pombagira ou Exú Regente no primeiro dia de carnaval, após as 18:30 h.
A vela pode ser completamente branca, ou completamente vermelha. Pode também utilizar vela bicolor nas cores: vermelha e preta, ou branca e preta, ou rosa e preta.
Mantenha também um copo de água ao lado da vela, para “esfriar” as energias perigosas ao seu redor e purificar seus caminhos nesses dias de festa.
Peça proteção ao seus orixás
Acenda uma vela branca comum ao seu orixá de cabeça ou anjo da guarda. Peça por proteção espiritual durante todo o Carnaval.
Banhos da Umbanda no Carnaval
Tratar a energia do corpo físico é muito importante no Carnaval, por isso; a Umbanda recomenda uma banho de descarga e proteção nesse período.
Caso você esteja participando ativamente das comemorações deve tomar o banho no primeiro dia de folia e no último dia também.
Quem não está tão ativo nos festejos pode tomar apenas no primeiro dia de folia.
1. Banho de descarga e proteção no Carnaval
Você vai precisar de:
- 5 a 7 folhas de eucalipto
- 3 colheres cheias de sal marinho
- pétalas de 1 rosa branca
- 2 litros de água
Como preparar o banho:
Quando a água levantar fervura despejar o ingredientes, deixar cozinhar por 2 a 3 minutos. Desligue o gogo e abafe com uma tampa até esfriar.
Coar e reservar os ingredientes para serem despachados em lixo orgânico.
Após o banho higiênico, tomar o banho de descarga e proteção do pescoço para baixo.
Aguardar alguns instantes antes de secar-se, mentalizando ao anjo da guarda a limpeza energética e a proteção de seu corpo físico e espiritual durante todo o Carnaval.
Secar-se normalmente. Opcional: acender uma vela branca ao anjo da guarda ou orixá de cabeça pedindo limpeza e proteção durante a folia.
2. Banho especial de atração no Carnaval
Se a intenção é produzir uma onda de atração irresistível ao seu redor e encantar alguém ou arrumar um amor,a dica é este banho especial de atração no Carnaval, você vai precisar de:
- 3 colheres de sopa de mel ou melaço
- pétalas de uma rosa vermelha
- 3 moedas de mesmo valor
- 3 anis estrelados
- 1 vela vermelha comum
Deixe 2 litros de água chegar a ferver. Desligue o fogo. Coloque todos os ingredientes acima e abafe até ficar de morno a frio.
Coar e despachar os resíduos em lixo orgânico.
Tome o banho higiênico de costume e, não se seque com a toalha.
Após a higiene, tome o banho especial de atração no Carnaval, do pescoço para baixo; mentalizando com sua Pombagira Regente o aumento da energia de atração em seus caminhos.
Aguarde alguns instantes e seque o corpo com toalha.
Em seguida; acenda a vela vermelha a sua Pombagira fazendo seu pedido e, deixe queimar até o fim.
Vai viajar no Carnaval?
Para quem quer viajar no Carnaval, a dica é acender uma vela azul escura para Ogum antes da viagem, e fazer uma oração pedindo proteção.
1. Oração a Ogum para viajar
Ogum, senhor de todos os caminhos; eu te agradeço pela oportunidade de viajar.
Creio em tua proteção; porque És a luz que orienta todos os destinos pelas estradas da vida.
Por isso; peço-te segurança durante nossa viagem para nossas irmãs e irmãos que estão viajando.
Peço a Ogum; que fique ao lado de cada um com a tua proteção que é certeira.
Abençoa os meios de transporte que usamos e; leva-nos em uma viagem segura até os nossos destinos.
Guia todos os passageiros e, protege-nos dos perigos que possam ocorrer.
Preserva as nossas vidas, Pai Ogum; para que possamos atingir nossas metas com paz, tranquilidade e a luz de Vossa bênção.
Saiba mais sobre Carnaval e Umbanda
Simpatia no Carnaval para atrair um grande amor – Carnaval é uma época onde muitas pessoas solteiras estão em busca do sonho de um relacionamento mesmo que breve no carnaval, mas que possa se tornar o seu grande caso de amor, passada a “Folia de Momo”.