O culto a Xangô está ligado a justiça, a virilidade e ao poder sobre os raios, trovões e o fogo. Comemorado em 24 e 29 de junho, dias de São João e São Pedro.
O culto de Xangô
- Saudação: Kawó-Kabiesilé! (Saudação é a forma com que os Orixas são reverenciados)
- Cores: Vermelho e Branco ou Vermelho e Marrom ou Marrom e Branco ou somente Marrom ou vermelho. As cores representam os Orixás, e podem variar segundo a linha religiosa
- Dia da Semana: Quarta-Feira;
- Comemoração anual: em junho entre os dia 24 e 29 de junho, dias de São João e São Pedro
- Elementos: Fogo, Vulcões, Tempestades, Sol, Trovões, Terremotos, Raios, criador do Culto de Egungun, senhor dos mortos, desertos e formações rochosas;
- Ferramenta: Oxê, machado duplo de dois cortes laterais feito e esculpido em madeira ou metal;
- Pedra: Meteorito;
- Domínios: Justiça, Poder Estatal, Questões Jurídicas, Pedreiras;
- Oferendas: Amalá, cágado, carneiro, e algumas vezes cabrito
- Dança: Alujá, a roda de Xangô. São vários toques que falam de suas conquistas, seus feitos, suas mulheres e seu poder e domínio como Orixá.
- Animais associados a Xangô: Tartaruga, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.
Homenagem a Xangô no mês de Junho
No ano de 2015 faremos as homenagens a Xangô no dia 30 de junho, às 21 h. Participe juntando-se a nossa grande corrente tornando os trabalhos espirituais ainda mais poderosos.
Quem desejar participar gratuitamente deve enviar pedidos para serem anexados na“Oferenda da Casa” que é feita neste dia por Mãe Makena no “Amalá de Xangô”.
Você deve enviar por e-mail o nome completo e sua data de nascimento e descrever em poucas palavras a graça que deseja alcançar. Em seguida faremos a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena faz neste dia.
Mas se você desejar fazer sua própria oferenda ao orixá Xangô; deve enviar e-mail informando seu desejo de participar com oferendas particulares que não são gratuitas.
Oferecemos a comodidade de entregar seus trabalhos espirituais particulares segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças do orixá Xangô.
Participe de nossas comemorações!