O culto a Ogum se dá as terças-feiras quando o “Senhor da Guerra” vem a nosso socorro defender das demandas e ajudar a vencer as batalhas da vida cotidiana.
Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos é um dos orixás mais queridos e populares da Umbanda.
Ora sincretizado com São Jorge, ora sincretizado com São Sebastião, Ogum traz muita energia e disposição a seus filhos que são conhecidos pelo vigor físico e sexual.
Por isso os filhos de Ogum se dão muito bem nos esportes e devem praticar exercícios físicos para controlar a agitação característica do orixá.
Ogum é o orixá das inovações tecnológicas e científicas, orixá que traz grande progresso e capacidade de conquistas das coisas mais difíceis. a seus adeptos
Culto a Ogum
- Dia da semana dedicado a Ogum: terça-feira
- Comemoração anual a Ogum: 23 de abril
- cor de velas para Ogum: toda branca, azul escura, azul clara.
- banhos de ervas para terça-feira: banho de folha de mangueira, banho de eucalipto, banho de guiné, banho de espada de São Jorge, banho de rosa branca.
- Saudação a Ogum: Ogunhê!
- defumação para terça-feira: alecrim, mistura sagrada de chama dinheiro, incenso de alfazema, incenso de guiné.
Oração a Ogum
Pai Ogum, que minhas palavras e pensamentos cheguem até Vosso conhecimento, em forma de prece, e que sejam ouvidas e atendidas!
Ogum, Senhor das estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, que eu seja sempre um fiel seguidor do teu exército, e que nas minhas caminhadas eu encontre apenas as vitórias.
Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada, cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais minha jornada de crescimento espiritual. Que em meus caminhos, possa eu ser merecedor das Vossas bênçãos: a espada que me encoraja, o escudo que me defende e a bandeira que me protege.
Meu Pai OGUM, não me deixe cair, não me deixe tombar!
OGUNHÊ, MEU PAI! PATACORI OGUM!
Saiba mais sobre o culto a Ogum
Para saber mais sobre o orixá Ogum, visite nossa página dedicada a este orixá.
Itan de Ogum – Impulsivo guerreiro – Neste itan (lenda) vemos como Ogum intolerante lança-se num ataque de fúria e destrói aquilo que está a volta dele e arrependido volta-se contra si mesmo.
Culto a Ogum (Com oração) – O culto a Ogum se dá as terças-feiras quando o “Senhor da Guerra” vem a nosso socorro defender das demandas e ajudar a vencer as batalhas da vida cotidiana.
Peça ajuda em suas batalhas com o “Paliteiro de Ogum” – Peça ajuda em suas batalhas com o paliteiro de Ogum. Além de senhor da guerra, Ogum é também um grande defensor de seus filhos.
Não sabe ainda quais são seus orixás?
Se você ainda não sabe quais são os orixás que regem seus caminhos, faça uma consulta com Mãe Makena e descubra quais os orixás e entidades que ajudam em sua proteção desde de seu nascimento.