O Dia da Umbanda remete a fundação da religião no Brasil pelo médium Zélio Fernandino de Morais e seu mentor o Caboclo Sete Encruzilhadas por volta de 1907.
Fotografia: Andrea Magnoni
Para institucionalizar a data a ex presidente Dilma Rousseff assinou, no dia 16 de maio de 2012, a Lei 12.644 que decreta o “Dia Nacional da Umbanda”, a ser comemorado anualmente, em 15 de novembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União dia 17 de maio de 2012.
A Umbanda é uma religião que sincretiza e combina o Catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena, cigana, oriental, dentre outros de graus diferentes de evolução espiritual.
História do “Dia da Umbanda”
“Assim, no dia 15 de novembro (1907/08), Zélio foi convidado a se sentar à mesa da sessão na Federação Espírita de Niterói, presidida na época por José de Souza.
Quando foi incorporado por um espírito que se levantou durante a sessão e foi até o jardim para buscar uma flor e colocá-la no centro da mesa, contrariando a regra de não poder abandonar a mesa uma vez iniciada a sessão.
Em seguida, Zélio incorporou espíritos que se apresentavam como negros escravos e índios. O diretor dos trabalhos alertou os espíritos sobre seu atraso espiritual, convidando-os a sair da sessão quando uma força tomou Zélio e disse:
“Por que repelem a presença desses espíritos, se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens? Será por causa de suas origens sociais e da cor? “
— Caboclo das Sete Encruzilhadas
Ao ser indagado por um medium ele respondeu:
“Se querem um nome, que seja este: sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim não haverá caminhos fechados. O que você vê em mim são restos de uma existência anterior. Fui padre e o meu nome era Gabriel Malagrida.
Acusado de bruxaria, fui sacrificado na fogueira da Inquisição em Lisboa, no ano de 1761. Mas em minha última existência física, Deus concedeu-me o privilégio de nascer como Caboclo brasileiro.” — Caboclo das Sete Encruzilhadas.
A respeito de sua missão, assim anunciou:
“Se julgam atrasados esses espíritos dos negros e dos índios, devo dizer que amanhã estarei na casa deste aparelho para dar início a um culto em que esses negros e esses índios poderão dar a sua mensagem e assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou.
Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem o meu nome, que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminho fechado para mim.””
Fonte: Wikipédia
Saiba mais sobre Umbanda
Hino da Umbanda – Salve a nossa amada Umbanda, salve todos os Orixás e Guias protetores de LUZ!
A força das entidades da Umbanda – As entidades da Umbanda trabalham para que possam evoluir trazendo o crescimento espiritual para seus protegidos e fiéis.
Crenças comuns na Umbanda – Vários são os aspectos comuns da Teologia da Umbanda que são vistos em Casas de Santo espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Veja 8 crenças comuns da Umbanda.
Umbanda – religião do culto aos orixás – A Umbanda é uma religião com culto prestado aos orixás, divindades comandadas por um Deus Supremo, sendo uma religião monoteísta com mitologia própria.
Já sabe os orixás que acompanham você?
O Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente.
Para descobrir qual é o seu orixá e quais as entidades que acompanham você faça uma consulta ao Jogo de Búzios. Entre em contato hoje mesmo!