O Dia de Finados, comemorado em 2 de novembro, também conhecido como Dia dos Mortos, trata-se de uma data religiosa, dedicada a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.
No Brasil, essa data faz parte de um costume católico e consiste, geralmente, em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores, acender velas, mandar rezar missas ou fazer as próprias orações por esses entes queridos.
POR QUE O DIA DE FINADOS É COMEMORADO EM 2 DE NOVEMBRO?
Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.
Mas, o costume é mais antigo do que se imagina. Desde o século 2, ao que tudo indica, já se tem indícios de cristão que rezavam por seu falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram.
Mas, a escolha do dia 2 de novembro como data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita mesmo no século 13. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.
DIA DE FINADOS EM OUTRAS CULTURAS
Esse tipo de culto aos mortos não é uma exclusividade dos católicos. Quase todas as religiões, desde a pré-história, contam com um dia específico dedicado à memória dos mortos.
Os celtas, por exemplo, por acreditarem na continuação da vida após a morte; reuniam-se em suas casas no dia 1º de novembro para homenagear e evocar os que já partiram.
Nos países de religião budista, como na Tailândia, os mortos também são homenageados até hoje por meio de procissões, música e desfiles de máscaras. No Japão, por outro lado, é costume fazer uma oferenda de arroz e algas para que as almas dos mortos sejam alimentadas.
No caso do protestantismo, no entanto, a data não é comemorada. Os protestantes não acreditam na existência do purgatório, como a Igreja Católica, e não têm o hábito de orar pelos mortos.
ORAÇÃO PARA O DIA DE FINADOS
Oh, meu Deus! Oh Tu que perdoas os pecados! Tu que concedes dádivas e afastas aflições! Suplico-Te, verdadeiramente, que perdoes os pecados dos que abandonaram as vestes físicas e ascenderam ao mundo espiritual. Oh meu Senhor! Purifica-os das transgressões; as tristezas, desvanece-lhes e transforma sua escuridão em luz. Permite que entrem no jardim da felicidade, purifiquem-se com a água mais límpida e, no mais sublime monte, contemplem Teus esplendores. Que assim seja! Amém!
SAIBA MAIS
O passe na Umbanda: saiba mais sobre esta importante prática espiritual – A palavra “passe” tem origem no Espiritismo kardecista, e traz a ideia de “passar” ou “transmitir” algo a alguém. Na Umbanda, o passe é uma importantíssima prática espiritual, uma espécie de “remédio” para os frequentadores da gira.
Confira um Itan (lenda) que conta como Oxóssi se tornou Rei de Keto – Confira hoje um lindíssimo itan (lenda), que revela como, a partir do surgimento do amor entre Oxóssi e Oxum, Oxóssi acabou se tornando o Rei de Keto.
AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.