Dia de finados: dia de homenagear aqueles que se foram (com oração)

O Dia de Finados, comemorado em 2 de novembro, também conhecido como Dia dos Mortos, trata-se de uma data religiosa, dedicada a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.

No Brasil, essa data faz parte de um costume católico e consiste, geralmente, em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores, acender velas, mandar rezar missas ou fazer as próprias orações por esses entes queridos.

POR QUE O DIA DE FINADOS É COMEMORADO EM 2 DE NOVEMBRO?

Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.

Mas, o costume é mais antigo do que se imagina. Desde o século 2, ao que tudo indica, já se tem indícios de cristão que rezavam por seu falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram.

Mas, a escolha do dia 2 de novembro como data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita mesmo no século 13. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.

DIA DE FINADOS EM OUTRAS CULTURAS

Esse tipo de culto aos mortos não é uma exclusividade dos católicos. Quase todas as religiões, desde a pré-história, contam com um dia específico dedicado à memória dos mortos.

Os celtas, por exemplo, por acreditarem na continuação da vida após a morte; reuniam-se em suas casas no dia 1º de novembro para homenagear e evocar os que já partiram.

Nos países de religião budista, como na Tailândia, os mortos também são homenageados até hoje por meio de procissões, música e desfiles de máscaras. No Japão, por outro lado, é costume fazer uma oferenda de arroz e algas para que as almas dos mortos sejam alimentadas.

No caso do protestantismo, no entanto, a data não é comemorada. Os protestantes não acreditam na existência do purgatório, como a Igreja Católica, e não têm o hábito de orar pelos mortos.

ORAÇÃO PARA O DIA DE FINADOS

Oh, meu Deus! Oh Tu que perdoas os pecados! Tu que concedes dádivas e afastas aflições! Suplico-Te, verdadeiramente, que perdoes os pecados dos que abandonaram as vestes físicas e ascenderam ao mundo espiritual. Oh meu Senhor! Purifica-os das transgressões; as tristezas, desvanece-lhes e transforma sua escuridão em luz. Permite que entrem no jardim da felicidade, purifiquem-se com a água mais límpida e, no mais sublime monte, contemplem Teus esplendores. Que assim seja! Amém!

SAIBA MAIS

O passe na Umbanda: saiba mais sobre esta importante prática espiritual – A palavra “passe” tem origem no Espiritismo kardecista, e traz a ideia de “passar” ou “transmitir” algo a alguém. Na Umbanda, o passe é uma importantíssima prática espiritual, uma espécie de “remédio” para os frequentadores da gira.

Confira um Itan (lenda) que conta como Oxóssi se tornou Rei de Keto – Confira hoje um lindíssimo itan (lenda), que revela como, a partir do surgimento do amor entre Oxóssi e Oxum, Oxóssi acabou se tornando o Rei de Keto.

AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.