Dia de Ogum: participe de nossas oferendas

Ogum é filho da grande mãe Iemanjá e do orixá Oxalá sendo comemorado na umbanda no dia 23 de abril data da homenagem a São Jorge pelos cristãos.

As batalhas de sangue e morte são coisas do passado bárbaro dos homens, mas os orixás evoluem e travam as reais batalhas do mundo espiritual.

Em sua sabedoria, Ogum nos auxilia nas batalhas cotidianas, fecha o corpo contra inveja, olho gordo, mau olhado, arma de fogo, feitiços e trabalhos feitos contra você.

Vencer demandas variadas são algumas das diversas funções de entregar oferendas para Ogum, que neste ano de 2014 acontecerá no dia 26 de abril.  Aproveite e faça sua oferenda, não perca esta oportunidade!

O "Dia de Ogum" é comemorado no "Dia de São Jorge"
O “Dia de Ogum” é comemorado dia 23 de abril

Neste dia o prato preferido de Ogum (Feijoada de Ogum) é entregue com outras oferendas para agradar o “Senhor da Guerra” e pedir mais um ano de proteção e fechamento de corpo contra as mazelas do mundo, contra os perigos das estradas, e dos caminhos em geral, que são domínio de Ogum.

Como participar da comemoração do Dia de Ogum?

Participe juntando-se a nossa grande corrente tornando os trabalhos espirituais ainda mais poderosos.

Quem desejar participar gratuitamente deve enviar pedidos para serem anexados na“Oferenda da Casa” que é feita neste dia por Mãe Makena.

Você deve enviar por e-mail o nome completo e sua data de nascimento e descrever em poucas palavras a graça que deseja alcançar. Em seguida faremos a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena faz neste dia. Envie seu e-mail até o dia 25/04/2014, sexta-feira para que possa ser impresso com antecedência para a comemoração no sábado dia 26/04/2014, às 21h.

Mas se você desejar fazer sua própria oferenda aos orixá Ogum;  deve enviar e-mail informando seu desejo de participar com oferendas particulares que não são gratuitas.

Oferecemos a comodidade de entregar seus trabalhos espirituais particulares segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças do orixá Ogum.Participe de nossas comemorações!

Como Ogum tornou-se orixá

Conta-se que, tendo partido para a guerra, Ogum retornou a Irê depois de muito tempo. Chegou num dia em que se realizava um ritual sagrado. A cerimônia exigia a guarda do silêncio total. Ninguém podia falar com ninguém. Ninguém podia dirigir o olhar para ninguém.

Ogum sentia sede e fome, mas ninguém o atendia. Ninguém o ouvia, ninguém falava com ele. Ogum pensou que não havia sido reconhecido. Ogum sentiu-se desprezado. Depois de ter vencido a guerra, sua cidade não o recebia. Ele, o rei de Irê! Não reconhecido por sua própria gente! Humilhado e enfurecido, Ogum, com sua espada em punho, pôs a destruir tudo e a todos. Cortou a cabeça de seus súditos. Ogum lavou-se com sangue. Ogum estava vingado. Então a cerimônia religiosa terminou e com ela a imposição de silêncio foi suspensa.

Participe das oferendas gratuitas a Ogum e venha orar conosco

Imediatamente o filho de Ogum, acompanhado por um grupo de súditos, ilustres homens salvos da matança, veio à procura do pai. Eles renderam as homenagens devidas ao rei e ao grande guerreiro Ogum. Saciaram sua fome e sua sede. Vestiram Ogum com roupas novas, cantaram e dançaram para ele.

Mas Ogum estava inconsolável. Havia matado os habitantes de sua cidade. Não se dera conta das regras de uma cerimônia tão importante para todo o reino. Ogum sentia que já não podia ser o rei. E Ogum estava arrependido de sua intolerância, envergonhado por tamanha precipitação.

Não tinha medida o seu tormento, nem havia possibilidade de autocompaixão. Ogum então enfiou sua espada no chão e num átimo de segundo a terra se abriu e ele foi tragado solo abaixo. Ogum estava no Orum, o céu dos deuses. Não era mais humano. Tornara-se um orixá.

Mitologia dos Orixás – Reginaldo Prandi – 2001

Domine o fogo dentro de você, domine suas ferramentas e forje o melhor de si mesmo em sua personalidade! Esse é o ensinamento do Ogum.

Características mais marcantes dos filhos de Ogum

Os filhos de Ogum, apesar de passarem da tranquilidade para um ataque de fúria, têm comportamento extremamente coerente. Sinceros, às vezes em excesso, não toleram traições e são obstinados e criativos. Como seu pai cria suas ferramentas, os filhos de Ogum muitas vezes abrem seus próprios caminhos para o que desejam, pois são conquistadores e agem de forma bastante artística. É sua curiosidade que os leva a desvendar as coisas e descobrir os caminhos por conta própria.

Saiba mais sobre a personalidade dos filhos de Ogum clicando aqui.

Você já sabe seu orixá de cabeça?

Jogo de Búzios antes da amarração de amor
Consulta ao Jogo de Búzios

Se você quer consultar sobre diversos assuntos, descobrir os orixás de cabeça que regem seus caminhos e desvendar tudo sobre seu futuro, faça hoje mesmo uma consulta com mãe Makena para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios e Tarô. Entre em contato conosco agora mesmo!

Para participar de nossas comemorações a Ogum ou consultar os búzios entre em contato agora mesmo.