A chegada do menino Jesus foi anunciada em toda a terra, no dia 06 de Janeiro o “Dia de Reis”. Mas quem são os três reis magos?
Conhecida também por Epifania, a primeira manifestação da divindade de Jesus foi confirmada no encontro Dele com os chamados três reis magos.
Durante toda a vida na terra, Jesus conheceu diversas nações, reinos e pessoas e, na época, todos os povos tiveram noticias da chegada do Salvador e Deus os presenteou com uma Estrela-guia, que daria rumo aos passos de três representantes do mundo.
O menino Jesus vinha como um presente aos que agiram com retidão e como uma necessidade aos que ignoravam a Lei de Deus. Os representantes da humanidade escolhidos foram os reis e estudiosos das ciências naturais, os três reis magos, chamados Belchior, Gaspar e Baltazar, que levaram ao menino Jesus presentes simbólicos.
O primeiro, também chamado Melquior levou ouro ao menino que seria o Rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e os reis da terra e, a partir dali, também representava a realeza do menino Jesus. Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”.
O rei Gaspar, que partiu da Índia, trouxe o incenso, símbolo do elemento etéreo e da elevação espiritual, como alusão ao caráter divino do menino Jesus. Até pelo cristianismo, simbolismo é próximo, é a fé das orações subindo a Deus, como a fumaça sobe com o calor da brasa do incenso. Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”.
Baltazar viria de algum lugar da África, possivelmente da Península Arábica, onde é típico o arbusto chamado mirra, que significa “amargo”, em hebraico. Este vegetal foi seu presente ao filho de Deus, em reconhecimento da humanidade e de sua encarnação. É um símbolo ligado aos profetas e também reconhece esta faceta de Jesus.
Da mirra é extraída uma resina para preparação de medicamentos, por isso pode representar a cura e a imortalidade de Jesus e o sabor amargo remete, ainda, ao sofrimento e morte que se escrevia nos caminhos do Senhor. Baltazar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.
O fim dos festejos do Natal
No dia 06 de janeiro termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Oração do Dia de Reis Magos
Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar!
Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.