O Candomblé foi um conjunto de cultos a diferentes orixás trazidos de vários locais da África, reunidos no Brasil, e que mais tarde daria origem a Umbanda.
A religião dos iorubás era o Candomblé, mas eles atravessaram o oceano como escravos e ao chegarem no Brasil foram proibidos de realizar seus cultos.
Como a religião oficial era o catolicismo, os africanos trazidos começaram a associar suas divindades aos santos católicos e assim poderem praticar sua fé, disfarçadamente, o que daria origem a Umbanda anos a frente.
Cada um dos 16 orixás da Umbanda corresponde a um santo católico ou, algumas vezes, a mais de uma santo. Esta ligação surgiu no Brasil com a chegada dos primeiros africanos de origem iorubá.
Surge a Umbanda
A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira e surgiu a partir de uma combinação de credos e crenças, harmonizando elementos do candomblé, do catolicismo e do espiritismo.
A Umbanda foi fundada por volta de 1908, no Rio de Janeiro por um médium chamado Zélio Ferdinando de Morais orientado pelo seu mestre espiritual o “Caboclo 7 Encruzilhadas”.
Assim como o Candomblé, a Umbanda também cultua os orixás, mas os representam em imagens diferentes e também cultua outros espíritos que não são cultuados no Candomblé, como o Preto Velho, o Caboclo e a Pomba Gira.
Sendo tantos os santos católicos, alguns orixás foram sincretizados com mais de um santo, como por exemplo Oxóssi, o mestre e senhor da caça foi associado a São Jorge e também a São Sebastião, dependendo da popularidade do santo no local onde foi feita a identificação.
Saiba mais sobre a Umbanda
O que são oferendas e ebós da Umbanda – O que são as oferendas e ebós da Umbanda? Existem muitas dúvidas e mitos a respeito, se fazem bem ou mal a nossa espiritualidade, e se resolvem os problemas.
Mediunidade e orientação espiritual na Umbanda – A crença no mundo espiritual ainda é novidade para muitos, principalmente para os que não têm contato direto com os espíritos ou a ajuda da mediunidade.
15 de novembro é o “Dia da Umbanda” (Com sorteio) – O Dia da Umbanda remete a fundação da religião no Brasil pelo médium Zélio Fernandino de Morais e seu mentor o Caboclo Sete Encruzilhadas por volta de 1907.