Do nevoeiro surge Ewá

Regente das neblinas e nevoeiros, Ewá é a orixá feminina clarividente associada pelo sincretismo católico a Santa Luzia, homenageada em 13 de dezembro.

Ewá é sincretizada com Santa Luzia e homenageada em 13 de dezembro
Ewá é sincretizada com Santa Luzia e homenageada em 13 de dezembro

Euá representa o mistério das neblinas e nevoeiros, a orixá que pode ver além daquilo que não vemos; a orixá clarividente, como Santa Luzia, patrona dos oftalmologistas e dos olhos, santa que distribui cura para os problemas da visão.

Uma característica marcante desta orixá é não subir a cabeça de homens sendo esta uma orixá feita somente em filhas de santo mulheres.

Euá é uma orixá feminina, filha de Nanã e Oxalufã, irmã de Oxumaré, Omulú-Obaluaiê e Ossaim, compõem a sagrada família de Ewá.

Orixá do rio Yewa, que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade de Yewa) no estado de Ogun na Nigéria. Orixá identificada no Jogo de Búzios pelo odú obeogundá.

Para saber mais sobre Ewá

13 de dezembro é o “Dia de Santa Luzia” (com oração) – Santa Luzia, a protetora dos olhos é comemorada em 13 de dezembro. É a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão.

13 de dezembro é “Dia de Ewá”, sincretizada com “Santa Luzia” (com oração) – No dia 13 de dezembro comemoramos o “Dia de Euá” sincretizada pela igreja católica com “Santa Luzia” que domina a vidência assim como esta orixá.

Página do site “Raízes Espirituais” dedicada a orixá Ewá – Pessoas de beleza exótica, diferenciam-se das demais justamente por isso.

Características da personalidade das filhas da orixá Ewá – Filhas de Euá possuem a capacidade de lidar com espíritos e têm a sensibilidade e preocupação com o bem-estar das pessoas que amam.

Participe do sorteio no Dia de Ewá – O “Dia de Euá” na Umbanda, em 13 de dezembro, “Dia de Santa Luzia”, faremos o sorteio no site “Raízes Espirituais” de uma estátua de Santa Luzia, participe!