Existe uma confusão no entendimento de quem são os Erês e Ibejis. Com certeza há uma relação, mas não se trata de uma mesma entidade.
Ibeji é o Orixá-Criança; na realidade, duas divindades gêmeas infantis, ligadas a todos os Orixás e seres humanos e sincretizados com os santos Católicos São Cosme e São Damião.
Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce, ou seja, a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.
Ibeji na nação Ketu, ou Vunji nas nações Angola e Congo, é o Orixá Erê, ou seja, é a divindade da brincadeira, da alegria, por isso a sua regência está ligada à infância.
Ibeji está presente em todos os rituais do Candomblé pois, assim como Exú, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com as suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma Casa de Santo. É o Orixá que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança, por isso toma conta do bebês até a adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.
Ibeji é tudo o que existe de bom, belo e puro como uma criança a nos mostrar seu sorriso, sua alegria, sua felicidade, seu falar, seus olhos brilhantes. Na natureza, se mostra na beleza do canto dos pássaros; nas evoluções durante o voo das aves, na beleza e perfume das flores.
Feche os olhos e lembre-se de um momento feliz, de uma travessura, e, assim, você estará a viver ou revivendo uma lenda deste Orixá; pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu na nossa infância foi regido por Ibeji. Ibeji já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós, seres humanos, vivemos.
Erês (crianças) são entidades de evolução incontestável pertencentes à espiritualidade. Descem nos templos de Umbanda, Candomblé, tradições esotéricas e até mesmo em casas espíritas. Trazem em si uma alegria toda peculiar de sua falange; por isso, gostam de brincar, cantar e dançar, mas, na verdade, são grandes trabalhadores da espiritualidade maior. Não é á toa que a linha de crianças compõe a chamada “tríplice umbandista”. Os trabalhos dos Erês são simples, no entanto, por serem grandiosos magos do universo, eles trabalham muito facilmente. Por isso, não precisam de oferendas caprichadas e luxos em seus afazeres. As crianças realizam curas, ajudam a levantar famílias, protegem crianças, e uma infinidade de outros trabalhos. Apesar de sempre presentes nos trabalhos da casas, nós ainda entendemos muito pouco desta grandiosa falange.
SAIBA MAIS
Amarração de amor com Erê (Cosme e Damião) – A amarração de amor feita por Erê é um dos mais eficientes trabalhos espirituais existentes; para unir casais feito na linha branca de umbanda.
Simpatia do guaraná a Cosme e Damião para seu amor voltar – O dia dos namorados se aproxima e essa simpatia de Cosme e Damião é pra que você acha que seu relacionamento que acabou ainda merece uma chance, e que ainda pode virar um grande amor.
AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.