Ervas secas ou frescas? Esse é um questionamento constante dos adeptos da umbanda, principalmente em uma época em que temos cada vez menos acesso a plantas frescas.
Na umbanda, utilizamos as ervas para os mais variados fins, em praticamento todos os rituais de nossa religião. Defumações, banhos, oferendas, fundamentos, são incontáveis as situações de uso das ervas na Umbanda.
A escassez de ervas frescas
Em muitos casos ficamos sem opção de fazer a escolha entre ervas secar ou frescas para usar em nossos trabalhos. Somo obrigados a recorrer às ervas secas pois vivemos em um época em que as matas preservadas são cada vez mais escassas e o concreto invade cada vez mais as cidades, de modo que poucas pessoas pessoas mantém o hábito de ter ervas plantas em seu jardim ou quintal.
Mas como saber se devo usar ervas secas ou frescas?
Há determinadas situações em que apenas um dos estados da erva é utilizado como, por exemplo, a defumação. Para realizar a defumação, a erva fresca não é adequada pois seu excesso de água, impede a queima dos elementos usados no defumador.
Como utilizar as ervas para banhos?
Em banhos ou trabalhos a serem realizados, pode-se usar tanto ervas frescas como as secas. A não ser que haja uma recomendação específica do Pai/Mãe de santo, ou de uma entidade com quem tenha se consultado, para a erva a ser usada seja especificamente a fresca ou especificamente a seca.
Se você toma banhos de descarrego ou para outros fins por conta própria, você pode também usar as ervas tanto frescas, como secas.
Banhos com ervas frescas
Os banhos com ervas frescas podem ser quentes, com as folhas indo na água fervente por alguns minutos e depois tampando-se o recipiente e aguardando a água de fervura chegar a uma temperatura adequada ao banho.
Pode-se também fazer o banho com folhas maceradas com a mão, sem ir à fervura, acrescentando-se água morna ao preparado de ervas maceradas para se tomar o banho.
Qual dos dois procedimentos deve ser realizado, dependerá das recomendações passadas pelo médium ou entidade que recomendou o banho, ou, em caso de um banho tirado da internet, das instruções passadas no passo-a-passo do banho.
OBS: sempre procure sites confiáveis para buscar banhos, simpatias, orações, trabalhos, etc., que você acredite estar precisando, para não ser prejudicado.
Trabalhos que utilizam ervas
Quando se precisa fazer um trabalho no qual se utiliza ervas, normalmente são usadas ervas frescas. Principalmente se o trabalho for destinado a um Orixá.
Pode ocorrer, em alguns casos o uso de ervas secas, no lugar das frescas, mas apenas quando essas são indispensáveis no trabalho a ser feito para alguma entidade ou Orixá e não se encontrou de forma alguma a erva necessária em estado fresco.
As ervas nos fundamentos
Em todos os fundamentos da umbanda são utilizados variados tipos de ervas. Essas ervas devem ser sempre frescas. Para esses casos, o Pai/Mãe de santo costuma ter em seu terreiro essas ervas plantadas ou sabe lugares onde as encontrar ou pessoas que possam fornecer as folhas exigidas em cada diferente fundamento.
Como se faz a coleta das ervas no terreiro?
Quando colhemos folhas frescas para trabalhos no terreiro, colhem-se essas ervas rezando, louvando a Ossaim e pedindo sua permissão para usarmos o axé de suas ervas. Mantemos, assim, todas as energias e propriedades da erva colhida, sem deixar nelas nenhuma energia negativa. Quem as colhe deve estar de preceito e corpo limpo, pois se trata de um ritual sagrado.
Já quando a usamos a erva seca, muitas vezes são ervas compradas já nesse estado e que não sabemos como foi colhida nem por quem, o que pode prejudicar suas energias e propriedades no trabalho ou banho que desejamos realizar.
Como usar corretamente as folhas e ervas secas?
No caso de só termos as ervas secas para usar, devemos também rezar nessas, para despertá-las, reenergizá-las e, assim, termos todo seu axé e energias plenos.
Portanto, quando for usar ervas ou folhas secas, seja para trabalhos, banhos ou defumações, deve-se rezar nas folhas para que elas recuperem seus axé por completo; e se livrem de qualquer energia negativa que quem a manejou, na colheita, na secagem ou no transporte, possa ter deixado na erva.
Reza para despertar o axé e limpar as ervas secas de energias negativas
“Oh glorioso Pai Ossaim, Senhor do Axé de todos os vegetais que o Pai Criador entregou ao vosso cuidado, junto com todo o conhecimento das curas e força viva que elas contém. Lhe pedimos licença, Oh Grande Pai das Sagradas forças vegetais, faça reviver esta erva novamente, retornando sua força viva e ativa, carregando seu Axé e tornando-se novamente capaz de me trazer a cura física e espiritual de que necessito neste momento. Em ti confio e agradeço as bênçãos de suas folhas.
Ewê Ewê Asá!”
Saiba mais
Confira um Itan (lenda) de Ossaim, o senhor das folhas! – Apenas Ossaim tem o segredo absoluto das folhas, suas virtudes e palavras que devem ser enunciadas. Ewê Ewê, Ossaim!
Aprenda uma defumação de Ossaim para atrair fartura e prosperidade; – A defumação de Ossaim, senhor da cura e do axé das folhas, tem o poder de purificação; proteção; energização e cura. Que o axé de Ossaim nos traga fartura e prosperidade! Ewê Ewê, Ossaim!
Tudo sobre o orixá Ossaim é senhor das ervas medicinais e litúrgicas; detentor do axé das folhas que nem mesmo os orixás podem privar-se e devem a ele referencia.
Faça já sua consulta ao Jogo de Búzios
Se você quer consultar sobre diversos assuntos; descobrir os orixás de cabeça que regem seus caminhos; e desvendar tudo sobre seu futuro; então faça hoje mesmo uma consulta para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios. Entre em contato conosco agora mesmo!