Dia 13 de dezembro, é dia da orixá Ewá, guerreira e de grande sabedoria e possuidora do dom da vidência.
Pelo sincretismo, comemora-se, também, a Santa Luzia dos católicos, padroeira dos que possuem problema de visão.
Sincretismo
Ewá, por seu poder de vidência, atributo que o Deus de todos os oráculos lhe concedeu, é sincretizada com Santa Luzia, conhecida como a protetora dos olhos, pela Igreja Católica.
Santa Luzia também escolheu não se casar e entregou a sua vida ao que acreditava. A visão de ambas vai muito além do físico, pois elas conseguem enxergar os melhores caminhos da para a alma.
EWÁ
Ewá, assim como Iemanjá e Oxum, também é uma divindade feminina das águas e, às vezes, associada à fecundidade. É reverenciada como a dona do mundo e dona dos horizontes.
Iabá da vidência, Ewá é uma orixá feminina, filha de Nanã e Oxalufã, irmã de Oxumaré, Omulú-Obaluaiê e Ossaim, compõem a sagrada família de Ewá.
Algumas vezes vemos o culto de Ewá representado de forma confusa como uma parte feminina de Oxumarê ou sua amante, mas Ewá é sua irmã.
A personalidade dela difere da de seu irmão Oxumaré pois Ewá é expansiva, gosta de falar muito e tem uma personalidade bastante instável, parecida com Oxum.
Orixá que protege as virgens e tudo que é inexplorável. Ewá, com o seu poder da vidência, é Senhora do céu estrelado, Rainha dos cosmos.
Saudação a Ewá: Ri Ro Ewá!!!
Santa Luzia
Segundo a tradição da igreja católica, Santa Luzia foi uma jovem siciliana, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano em Siracusa.
Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Luzia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio.
Santa Luzia chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto.
Culto a Ewá
Dia da semana: terça-feira
Cores: Vermelho Vivo, Coral e Rosa
Símbolos: Ejô (cobra) e Espada, Ofá (lança ou arpão)
Elementos: Florestas, Céu Rosado, Astros e Estrelas, Água de Rios e Lagoas
Domínios: Beleza, Vidência (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade
Saudação: Ri Ro Ewá!
SAIBA MAIS SOBRE EWÁ ORIXÁ GUERREIRA
Oração à Orixá Ewá: que o arco-íris sempre tenha mais lugar que as brumas em nossas vidas – Aprenda um a poderosa oração à Orixá Ewá, dona do 6º sentido e da vidência, para pedirmos que as brumas em nossas vidas se dissipem e deem lugar a um belo arco-íris . Rirô Ewá!
Características dos filhos de Ewá – Pessoas de beleza exótica, diferenciam-se das demais justamente por isso. Possuem tendência a duplicidade: Em algumas ocasiões podem ser bastante simpáticas, em outras são extremamente arrogantes; às vezes aparentam ser bem mais velhas ou parecem meninas, ingênuas e puras.
Ewá, Orixá feminina – Ewá é uma orixá feminina, filha de Nanã e Oxalufã, irmã de Oxumaré, Omulú-Obaluaiê e Ossaim, compõem a sagrada família de Ewá.
JÁ SABE QUAL É O SEU ORIXÁ DE CABEÇA?
Para descobrir seus orixás regentes e suas entidades de proteção faça hoje mesmo uma consulta e aprenda a cultuar seus orixás e trazer mais prosperidade, felicidade, saúde e amor a sua vida.