Hoje é 4 de dezembro, dia de Iansã, também conhecida por Oyá, é a orixá dos ventos e dos raios, a deusa que comanda as tempestades e também o espírito dos mortos. Hoje, comemoramos também o dia de Santa Bárbara, sincretizada pela igreja católica com a orixá Iansã.
IANSÃ
Orixá guerreira, Oyá esposa amada de Xangô, recebe dele o título de Iansã; na qual faz referência ao entardecer, que pode ser traduzido como “a mãe do céu rosado”. Portanto, o rosa é a cor de Iansã por excelência.
A senhora dos raios costuma ser saudada após os trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela costuma ter acesso). Mas principalmente porque Iansã é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô. Pois o senhor da justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada. Ao mesmo tempo, ela é a senhora do vento e, conseqüentemente, da tempestade.
Iansã é extremamente sensual, apaixona-se com freqüência e a multiplicidade de parceiros é uma constante em suas lendas. Porém, raramente ao mesmo tempo, já que Iansã costuma ser íntegra em suas paixões. Assim, nada nela é medíocre; regular; discreto; suas zangas são terríveis; seus arrependimentos dramáticos; seus triunfos são decisivos em qualquer tema; e não quer saber de mais nada, não sendo dada a picuinhas, pequenas traições. Iansã é o orixá do arrebatamento, da paixão.
Senhora homenageada em 04 de dezembro
Iansã percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. Valendo-se para isto de sua capacidade de despertar a paixão.
Desta maneira, aprendeu várias habilidades pertencentes a outras divindades, mas não conseguiu isto quando se deparou com Obaluaê, orixá que jamais se rendeu aos encantos seja de quem fosse, exceto a Iansã.
Com seu temperamento irrequieto e guerreiro, e sendo muito forte, Iansã, já foi de grande valia quando Oxalá precisou de ajuda para vencer uma batalha. Isto aconteceu quando Iansã ajudou Ogum na fabricação de armas soprando o fogo para a forja, pois mesmo se dedicando ao máximo, Ogum não estava conseguindo atender à demanda de Oxalá.
Portadora dos ventos e senhora de batalhas, esse orixá feminino se destaca ao se mostrar detentora de habilidades e comportamentos tradicionalmente masculinos.
Além de sua ligação com o fogo e sua capacidade de despertar paixões, Iansã também tem domínio sobre o poder dos trovões e da eletricidade, habilidades adquiridas na convivência com Xangô, com quem foi casada e através de quem descobriu a diferença entre um amor verdadeiro e uma simples paixão.
Sincretismo Religioso e a Oração a Santa Bárbara
Iansã, ou Oyá, é a orixá cuja figura, no Brasil, é sincretizada com Santa Bárbara, da igreja católica, também protetora contra raios, tempestades e trovões.
“Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.
Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
PARTICIPE DA OFERENDA COLETIVA A ORIXÁ IANSÃ
Em 2017, no dia 6 de dezembro realizaremos uma oferenda coletiva a Orixá Iansã. Quem desejar participar deve enviar em um único e-mail o nome completo e data de nascimento. Descreva em poucas palavras a graça que deseja alcançar. E especifique que seus pedidos são para as oferendas a Orixá Iansã. Em seguida faremos, a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena fará a esta Orixá.
As oferendas serão entregues a partir das 21 h do dia 6 de dezembro. Os seus pedidos devem ser enviados até às 18h do dia 6 de dezembro, através do formulário, clicando no botão de contato abaixo. No campo assunto, escolha a opção “participação em oferenda”.
REALIZE UMA OFERENDA PARTICULAR A ORIXÁ IANSÃ
Você deve entrar em contato por meio do formulário abaixo. Na mensagem, informe seu desejo de participar com oferendas próprias que não são gratuitas.
As taxas cobradas são diferenciadas devido aos materiais utilizados nas oferendas.
Oferendas gratuitas ou particulares serão entregues no dia 6 de dezembro, às 21h.
SORTEIO DA ESTÁTUA DE IANSÃ
Dia 28 de Julho de 2017 sortearemos uma estátua da Orixá Nanã. Você pode concorrer gratuitamente e contar com a força dessa poderosa Orixá em sua casa para proteger você e toda sua família. Qualquer pessoa pode participar do “Sorteio da estátua de Iansã” que será realizado no site “Raízes Espirituais” em 11 de dezembro de 2017, às 18h. O quê você está esperando para ganhar essa bênção?! Para participar vá para a página de sorteio no Facebook clicando AQUI e curta a nossa Página do site Raízes Espirituais no Facebook. Pronto! Depois de curtir nossa FanPage no Facebook você já estará concorrendo ao “Sorteio da estátua de Iansã“. Desejo boa sorte a você!Saiba mais sobre o culto a Iansã
Para saber mais sobre a orixá Iansã visite nossa página dedicada a esta orixá.
Publique sua oração a Iansã e acenda uma vela virtual para reforçar seus pedidos a está orixá.
No dia 04 de dezembro, “Dia de Santa Bárbara” faço minha “Obrigação Anual para Iansã”, a deusa das tempestades que comanda os mortos. Participe!
Você já sabe qual é o seu orixá?
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato assim que possível.