A Intuição ou 6º sentido podem com certeza ser uma forma de os guias espirituais e Orixás se comunicarem conosco, enviando-nos importantes mensagens.
Quem nunca teve um arrepio, um mau pressentimento ao conhecer uma nova pessoa ou ao saber de um determinado fato, como a viagem de alguém ou uma novo caminho de amigo?
Ou o contrário, quem nunca sentiu aquele bem estar aquela sensação agradável ao conhecer alguém, um alento no coração ao saber que um casal de amigos se uniu? Isto pode ocorrer quando menos se espera e pode vir acompanhado até sensações físicas como um arrepio.
Intuição ou 6º sentido
O sexto sentido ou intuição é uma capacidade natural de todo ser humano de intuir e pressentir coisas e fatos. É aquela voz interior que nos aponta caminhos a seguir ou que nos desperta certa desconfiança e incômodo em relação a uma pessoa que se acaba de conhecer.
Contudo, essas “sugestões” da mente às vezes podem ter muito mais valor que as ideias “racionais; pois as intuições são um reflexo de todos os conhecimentos adquiridos por um espírito, ao longo de suas encarnações, somados à energia de proteção de nossos guias e Orixás, nos orientando de forma quase imperceptível para nossa evolução e proteção.
A intuição pode ser considerada uma forma de mediunidade; e pode ser trabalhada e desenvolvida; tornando-se, assim, um excelente guia em diversos momentos.
Visão científica sobre Intuição ou 6º sentido
Até mesmo a ciência considera a existência da intuição ou sexto sentido. Segundo a visão mais científica, a intuição realmente existe, mas nada mais é além do que um dom que alguém possui q que lhe permite correlacionar fatos que aparentemente não possuem ligação.
É uma capacidade natural do cérebro que, apesar de ser conhecida como intuição ou 6º sentido, nada teria a ver com o sobrenatural. Segundo o pensamento científico, uma pessoa será mais e mais intuitiva, quanto mais experiências vivenciar e quanto maior for a sua capacidade de armazenamento e de interpretação desses dados.
Portanto, a intuição seria nada mais do que uma forma de utilizar esses conhecimentos, apesar da informação ser elaborada de maneira diferente da usada pela mente lógica.
Visão umbandista sobre Intuição ou 6º sentido
Na umbanda, acreditamos que há diversos tipos de mediunidade, como sensitivos, videntes ou clarividentes, de cura, psicógrafos, dentre outros; e nem todos envolvem uma incorporação. A Intuição ou 6º sentido pode ser um dom de sensitivos, ou clarividentes, ou de outros tipos de médiuns.
Mas pode estar presente também em pessoas que, ainda que nunca tenham frequentado nenhum centro onde teve sua espiritualidade trabalhada e desenvolvida, ela já veio com esse dom e intuitivamente, cuida e desenvolve sua mediunidade de outras formas.
Intuição ou 6º sentido vista como uma forma de mediunidade
Numa visão mais espiritualista ou esotérica, a intuição ou sexto sentido seria uma forma de contato, de troca, com nossos guias, orixás, anjos da guarda.
Não se descarta a visão científica sobre a intuição nesta concepção, pelo contrário. Nos parece que ela só vem acrescentar à visão da Umbanda sobre o tema.
Pois consideramos que a intuição é o resultado de todo estudo e aprendizado adquiridos por um espírito ao longo de suas encarnações e que se somam aos dons mediúnicos de uma pessoa quando encarnada; possibilitando, assim, intuições cada vez mais elaboradas e mais claras.
Todos possuímos intuição ou sexto sentido?
Assim como todos possuímos mediunidade, às vezes mais ou menos aguçada, também todos possuímos intuição e sexto sentido. É mais comumente detectado nas mulheres devido a sua ligação com a terra e com a vida e à essência feiticeira que há em toda mulher, mas todo homem também a possui.
Além disso, de uma pessoa para outra, podem-se verificar distintas maneiras de a intuição se expressar na vida e no dia-a-dia de uma pessoa.
No entanto, para sentir sua intuição funcionando e atuando de forma eficaz em sua vida, é necessário ter confiança no que sua intuição lhe indica e ter fé de que seus guias, Orixás e anjo da guarda estão sempre zelando por você.
Como detectar se tenho uma intuição ou 6º sentido?
É sempre necessário ter um certo cuidado com a tendência de auto-sugestionamento das pessoas. Muitas pessoas usam a intuição ou sexto sentido como justificativa para seus atos; às vezes atos nada bons nem para a pessoa nem para outros envolvidos.
Mas é, sim, possível detectar alguns sinais de que sua intuição ou mediunidade são aguçados e, portanto confiáveis.
1 – Sonhos bastante realistas e que se concretizam depois
Os sonhos podem ser uma forma de sexto sentido; quando se tem sonhos frequentes com imagens e fatos muito realistas e vívidos e que, ainda se concretizam como fatos depois são um grande indicador de sexto sentido desenvolvido. Em alguns desses sonhos, mesmo depois de já acordadas, as pessoas podem seguir um ou mais dias com a lembrança do sonho e com sensações em relação a ele.
2. Capacidade de pressentir o estado emocional de alguém que está aparentemente bem
Apenas de olhar de relance para o rosto de uma pessoa, quem tem sexto sentido aguçado pode ser capaz de pressentir o estado de espírito da pessoa observada. Se ela está sofrendo, se está confusa, se está ansiosa com algo de forma positiva ou negativa.
3. Capacidade de empatia e de falar exatamente o que acalmar o coração de uma pessoa, mesmo que estranha
Quem tem um 6º sentido aguçado tem uma sabedoria para lidar com as emoções das outras pessoas. Sendo uma pessoa normalmente muito empática, que consegue enxergar as coisas através da perspectiva dos outros.
Tem a habilidade de escolher as melhores palavras para tocar o coração da outra, e trazer, assim, a ela o conforto de que precisa ou ajudá-la a tomar uma difícil decisão com mais clareza.
4. Lembranças frequentes que se tem certeza de que não são reais ou que parecem ter ocorrido em outra vida
Frequentemente, as pessoas de intuição aguçada tem certas lembranças, às vezes vagas, às vezes vívidas, apesar de não se lembrar do que se trata. A sensação é de ter vivido isso em uma outra vida.
5. Suas intuições se mostram reais e certas com frequência
As pessoas altamente intuitivas têm uma compreensão das coisas que vai além do senso comum. Costumam ter um dom natural para detectar o caráter de uma pessoa que acabam que conhecer; sentindo estranhamento, arrepios e desconforto diante de pessoas que mais à frente se mostram realmente nocivas, seja para o sensitivo ou para alguém de seu círculo social e familiar.
Em outros casos, têm uma sensação de conforto, proteção e alegria com pessoas novas que mais à frente se mostram altamente confiáveis, e de uma energia contagiante, de alegria e que acabam se tornando grandes amigos ou parceiros em algum sentido.
6. Déjà-vus frequentes, a sensação de que uma cena já ocorreu antes, exatamente da mesma forma
As pessoas com sexto sentido bem desenvolvido costumam ter déjà-vus com muita frequência. Em situações totalmente aleatórias, se sente intrigado com a sensação de que “isso já aconteceu antes”.
7. A sensação de que algo vai terminar mal quando aparentemente parece estar indo tudo bem
O sexto sentido bem desenvolvido dá às pessoas o dom de pressentir o futuro sobre fatos determinados, principalmente se esse fato levará a um péssimo resultado. Essas pessoas possuem um poderoso senso de perigo, que as mantêm sempre alertas para evitar as piores situações.
8. Uma certa sensação de solidão, mesmo tendo amigos e familiares próximos e queridos
As pessoas muito intuitivas tendem a se sentir solitárias muitas vezes, pois, apesar de se conectarem aos outros com certa facilidade, o contrário não ocorre com facilidade. Isso se dá não só pelas especificidades que a intuição aguçada provocam na vida da pessoa, como também torna essas pessoas mais introspectivas, sempre em contato com seu eu interior, buscando controlar suas sensações com mais sabedoria.
É possível desenvolver e tornar minha intuição ou 6º sentido mais aguçados?
Considerando a intuição ou sexto sentido uma forma de mediunidade, a Umbanda com certeza acredita que se pode desenvolver e aprimorar o sexto sentido e a intuição com os estudos e desenvolvimentos mediúnicos, com uma aproximação maior e mais aproximação com seus guias espirituais, Orixás e Anjo da Guarda.
Independentemente da religião que uma pessoa segue, para se ter uma intuição ou sexto sentido aguçado, há algumas práticas que te levem a um maior auto-conhecimento, maior contato com seu eu interior e já promovem algum desenvolvimento. Também são de grande ajuda os banhos de descarrego e trabalhos de limpeza para manter-se espiritualmente limpo e com energias equilibradas.
Práticas como observar mais, ouvir mais, falar menos, meditar, voltar-se mais para seu eu interior, também são práticas que podem nos ajudar a ter uma intuição mais aguçada e confiável.
Saiba mais
Desenvolvimento espiritual na Umbanda para médiuns e fiéis – O desenvolvimento espiritual na Umbanda pode ser comparado a construção de um edifício, e; cada uma das etapas visa aprimorar o espírito em sua comunhão com Deus.
Descobrir orixás e entidades na Umbanda através do Jogo de Búzios, que acompanham você desde o nascimento e aprender como cuidar deles.
Fique em dia com os orixás, o que pode ser feito na Umbanda em cada dia da semana. Que vela acender, qual orixá governa aquele dia, que banho tomar?
Sonhos – Contato com o plano espiritual, segundo a Umbanda – Os sonhos são contato com o plano espiritual, desta forma, através deles podemos nos comunicar com nossos guias protetores que nos falam enquanto dormimos.
Agende sua consulta ao Jogo de Búzios
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.