Confira hoje um lindíssimo itan (lenda), que revela como, a partir do surgimento do amor entre Oxóssi e Oxum, Oxóssi acabou se tornando o Rei de Ketu.
Oxóssi estava indo para uma caçada buscar comida para sua gente quando avistou Oxum nas águas doces. Ele encantou-se imediatamente com sua beleza, com seu deslumbramento nas águas cintilantes. Oxóssi entrou no rio para alcançar a Orixá e lá ficou de amores com Oxum, esquecendo-se da fome de sua tribo.
Seus companheiros sentiram-se traídos e começaram a atirar flechas em Oxóssi.
Oxum, que já estava enamorada de Oxóssi, começou a entoar uma cantiga de encantamento para defendê-lo das mortíferas flechadas:
“A ti re Okê. Ate re nu balé ba re iô”.
Os perseguidores tiveram que fugir e Oxum guiou Oxóssi na fuga.
Encontraram refúgio na cidade de Ketu, onde Oxum deu a Oxóssi o posto de Rei, o Alaketu. Assim, Oxóssi, o caçador, tornou-se, também, rei de Ketu.
Fonte: Mitologia dos Orixás, Reginaldo Prandi, Companhia das Letras
SAIBA MAIS
Itan de Exú: saiba como Exú se tornou o dono da encruzilhada – Confira hoje um lindo Itan do Orixá Exú, que conta a história de como o Orixá Exú tornou-se o dono da encruzilhada e ganhou o direito de ser o primeiro a ser homenageado e oferendado nas casas de axé, ao se aproximar de Oxalá e tornar-se seu ajudante.
Itan – lenda – de Ibejis sobre como eles foram transformados em imagens de barro – Neste mês em que comemoramos o dia dos Ibejis, Erês e São Cosme e Damião na Umbanda, confira um lindo Itan – lenda – de Ibejis que conta como e por que eles foram transformados em estátuas de barro.
AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.