Hoje iremos falar sobre o Itan de Oxum (lendas) para o leitor saber um pouco mais sobre a orixá Oxum. Oxum é um orixá feminino das águas doces, dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e umbanda.
Fruto de uma cultura de tradição oral, as historias contadas sobre os Orixás (itans) variam conforme a região e a capacidade das comunidades na preservação da memória.
Neste Itan, Oxum se torna apetebi, a primeira mulher a conhecer os segredos do Jogo de Búzios.
Itan de Oxum
Ifá era um pobre pescador que vivia com muita simplicidade. Um dia ofereceu-se como escravo fiel a Elegbá (Exú) pelo período de dezesseis anos. Elegbá, então, incumbiu-lhe de ir à floresta buscar coquinhos-de-dendê e ensinou-o a prepará-los para a adivinhação.
Ifá desempenhou tão bem a função que passou a precisar de auxiliar, pois eram muitas as pessoas que vinham consultar-se com ele.
E foi assim que Ifá tomou como auxiliar Oxum, que passou a ser sua apetebi.
As pessoas que não conseguiam ser atendidas pelo próprio Ifá, iam até Oxum para que lesse a sorte para elas.
Sob as orientações de Ifá, Oxum é iniciada e passa a ler o destino através de seu odu, bem como aprende os ebós específicos para vencer as adversidades de sua vida e assim, estabelecer a saúde, o equilíbrio, a realização pessoal, a paz familiar, a harmonia matrimonial, propósito de todo os ser humano. Este propósito em toda sua amplitude chama-se Ifá.
Itans diversos
Itan de Oxalá – Prisão no Reino de Oyó – Nesse itan (lenda) Oxalá é atirado na prisão por engano trazendo sérias consequências ao reino de Xangô, que descobre tudo através do oráculo dos orixás.
Itan de Oxumaré e Bessém – a dupla face de um orixá – Oxumaré e Bessém são a mesma face de um único orixá masculino cultuado na Umbanda, que tem forte ligação com a riqueza e prosperidade, além da clarividência.
Consulta ao Oráculo dos Orixás
Para descobrir qual é o seu orixá e quais as entidades que o acompanham faça uma consulta ao Jogo de Búzios.
Entre em contato hoje mesmo!