O Orixá Omulú-Obaluaiê é sempre ligado ao mistério da morte e, por isso, é muitas vezes temido por pessoas que não conhecem mais profundamente essa relação.
Essa relação, no entanto deve ser vista de forma mais ampla pois, além da morte física, que tanto tememos, Omulú-Obaluaiê é também relacionada a um processo positivo de morte como forma de fim de ciclos e renovação.
O Mistério da Morte física relacionada a Omulú/Obaluaiê
Omulú e Obaluaiê são duas energias relacionadas a um mesmo Orixá. Omulú, considerado o Orixá velho, é o dono da terra, da crosta terrestre.
Por isso; segundo as lendas deste Orixá, ele seria o responsável pela transmutação dos corpos entregues à terra e por todas as riquezas que esta terra oferece de volta aos que nela vivem, como minerais, pedras preciosas, etc..
Já Obaluaiê, considerado o Orixá jovem, é o responsável pelo portal entre o mundo dos vivos e o dos mortos, junto com sua mãe Nanã, e pela passagem por ela daqueles que desencarnam.
Dá-se assim; início a um novo ciclo pelo qual esses seres que desencarnaram possam voltar a encarnar.
O Mistério da Morte relacionado ao fim de processos, fases ou situações
A morte, em sentido metafórico, também está ligada a Omulú-Obaluaiê. Muitas das situações que chegam ao fim em nossas vidas são uma espécie de morte.
O fim de um casamento, uma mudança de emprego ou uma mudança de cidade, por exemplo, podem ser tão dolorosos para nós como encarar a morte de um ente querido e nos obrigam a vivenciar um luto pelo fim de um ciclo para que novos ciclos possam começar em nossas vidas.
As energias de Omulú-Obaluaiê são responsáveis por promoverem essas morte, ou encerramentos de fases e ciclos em nossas vidas, para que, depois de superadas, seu irmão Oxumarê atue junto a nós, trazendo a renovação e os novos caminhos e novos ciclos.
O Mistério da Morte relacionada ao domínio de Omulú-Obaluaiê sobre as doenças e epidemias e sobre a cura
Qualquer um que já procurou saber um pouquinho que seja sobre Omulú-Obaluaiê sabe que este Orixá está relacionado à cura e à doença, principalmente as epidêmicas que podem causar a morte de cidades ou vilas inteiras.
O processo de encerramento de ciclos para outros novos possam se iniciar está fortemente presente a esses dons de Omulú-Obaluaiê.
Uma situação de doença que culmina em morte, dá início ao uma fase para o espírito que poderá se preparar para uma nova encarnação.
Uma doença grave e dolorosa que é superada, como um câncer, um enfisema, uma hepatite; podem levar a pessoa que se curou a ver o mundo sob perspectivas completamente novas; e, assim, mudar total ou parcialmente o modo de vida da pessoa que se curou e das pessoas próximas a ela. Ou seja, novos ciclos se iniciam.
Quantas não foram as civilizações, cidades ou regiões que reviveram, em todo o mundo, após um extermínio da população causado por doenças epidêmicas? A peste negra na Europa na idade média retrata bem este processo.
Após esses processos, por mais dolorosos que pareçam, criam-se novos conhecimentos, novos hábitos, surgem novas civilizações e novos costumes. Tudo se renova.
A morte deve ser sempre respeitado por mais dolorosa que seja
Durante toda nossa vida, da primeira infância até a morte física, todos vivenciaremos a morte cotidianamente. A cada perda, mudança drástica, fim de etapa em nossa vida; podemos vivenciar esse sentimento de morte e luto por algo que nos era caro.
Esse sentimento deve ser respeitado e vivenciado, pois sua superação é que irá trazer os novos ciclos a nossa vida.
Diante da dificuldade em lidar com esses processos, sempre podemos orar e chamar por Omulú-Obaluaiê; para que nos auxilie com a superação de algo doloroso demais.
Em alguns casos, na perda de um ente querido, por exemplo, pode ser necessário até mesmo oferendas a Omulú-Obaluaiê; para que a pessoa consiga superar o trauma da perda e, assim, seguir em frente.
Saiba mais
O Culto a Omulú/Obaluaê, o senhor da terra, da vida e da saúde! – Omulú/Obaluaê é o senhor da terra, das doenças, da vida, da saúde.
Aprenda uma poderosa oferenda a Omulú/Obaluaê para pedir por saúde – Aprenda a fazer sua oferenda a Omulú/Obaluaê para pedir pela sua saúde ou a de seus familiares e entes queridos, neste mês do Orixá das curas.
OBRIGAÇÃO ANUAL A OMULÚ-OBALUAIÊ – Obrigação Anual a Omulú-Obaluaiê ocorre em 16 de agosto, dia de São Roque; trazendo o axé de cura de doenças do “Médico dos Orixás”. Participe!
Agende já sua consulta aos Búzios
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.