Conheça a lenda de Oxaguiã, o Oxalá jovem e guerreiro, e o Castelo de Ogum. Oxaguiã, acompanhava Ogum pela Terra em suas guerras. Sempre que a guerra acabava e ficava destruição no local das batalhas, Oxaguiã reconstruía no lugar algo maior e mais próspero do que o que havia antes da guerra.
Assim, espalhou prosperidade pelo mundo, sem descanso, obrigando todos a trabalhar e a progredir. Onde ele via preguiça e falta de atitude, inspirava movimento e crescimento.
Certo dia, entre uma batalha e outra, Oxaguiã foi à cidade de Ogum buscar provisões e encontrou um castelo que acabara de ser construído pelo povo do lugar em oferecimento a Ogum.
Oxaguiã perguntou ao povo: “Que vão fazer agora que terminaram de construir o castelo do seu Rei?” “Descansar”, eles responderam. Oxaguiã retrucou: “O seu Rei ainda demora a voltar; vocês devem aproveitar esse tempo de maneira melhor. Construam um castelo ainda melhor e encham de alegria o seu Rei.” Sacou da espada e com um toque empurrou a parede do castelo, que ruiu todo.” Oxaguiã voltou para a guerra, e o povo pôs-se a construir um castelo ainda melhor.
O tempo passou e Oxaguiã voltou à cidade de Ogum em busca de mais provisões. Encontrou lá um castelo ainda maior e melhor do que o que tinha derrubado. Semelhante diálogo se travou. Oxaguiã perguntou ao povo:
“Que vão fazer agora que terminaram o castelo do seu rei?”
“Vamos descansar”, eles responderam.
Oxaguiã interrogou: “Mais uma vez, o seu Rei demora a voltar; vocês que aproveitem ainda esse tempo de maneira melhor. Construam um castelo melhor para o seu Rei.”
Como tinha feito antes, sacou da espada e com um toque derrubou o castelo. E partiu para guerra, voltando sempre em busca de novas provisões.
Tantas vezes isto aconteceu que o povo do lugar se transformou em grandes construtores, desenvolvendo engenharia e arquitetura soberbas, reconhecida mundialmente. Oxaguiã promove o progresso. Não gosta de ver ninguém parado.
SAIBA MAIS
Confira um interessante Itan (lenda) de Oxaguiã, o Oxalá guerreiro, com Iansã – Confira um interessante Itan (lenda) de Oxaguiã, o Oxalá guerreiro, que conta como Iansã se tornou a senhora dos ventos e somente Oxaguiã foi capaz de domar a fúria dos ventos de Iansã.
Banho de Oxalá para reduzir estresse, depressão, ansiedade e nervosismo excessivos – Aprenda como fazer este forte banho de Oxalá com água de canjica branca para quem precisa esfriar a cabeça, reduzir estresse, depressão, ansiedade e nervosismo excessivos que estão atrapalhando uma ou mais áreas da sua vida.
Sexta-feira – Dia de Oxalá na Umbanda – Dia de Oxalá e trazemos neste vídeo várias dicas sobre o culto do Orixá Maior da Umbanda realizado neste dia.
VOCÊ JÁ SABE QUAL É O SEU ORIXÁ?
Quer consultar sobre diversos assuntos, descobrir o orixá de cabeça que rege seus caminhos e desvendar tudo sobre seu futuro? Faça hoje mesmo uma consulta para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios ou Cartas do Tarô.
Entre em contato conosco agora mesmo!