O “Dia da Mulher” em 08 de março é uma data a ser lembrada pela luta das mulheres na conquista de direitos numa sociedade que ainda hoje maltrata a mulher.
Inspirada em nossas guerreiras Yabás, as orixás femininas da Umbanda que lutam por seus direitos; chegamos a mais um dia 08 de Março e constatamos que muito ainda há que se fazer em prol da luta da mulher por seus direitos.
Numa sociedade que deturpa o papel da mulher, transformando em simples objeto sexual, com ideais de beleza ou comportamento inatingíveis.
A muitas mulheres ainda hoje cabe o grande peso da criação solitária de seus filhos, e por isso; cumprem jornadas de trabalho ininterruptas para dar conta de sobreviver nesse mundo ainda dominado por uma sociedade machista, a exemplo dos salários menores para as mulheres quando ocupam a mesma função que um homem.
Às mulheres ainda hoje é negado o direito a escolhas pertinentes a sua própria vida assim como de seu corpo, e dessa maneira sofrem riscos e abusos quando são obrigadas a se submetem a exploração no parto assim como no aborto.
Poderíamos enumerar aqui a enorme quantidade de mudanças que faltam ainda serem conquistadas para uma sociedade mais justa para as mulheres, mas o principal acredito; seja alertar sempre as mulheres para buscarem por seus direitos e continuarem a lutar por um mundo mais justo, digno e igualitário para todos os filhos e filhas de Deus, e é para isso que serve a comemoração do “Dia da Mulher“.
A luta continua mulheres! Axé!