O sincretismo de Omulú Obaluaê ocorre com dois santos distintos da Igreja Católica, São Lázaro e São Roque, e ambos representam o “Médico dos Orixás”.
O sincretismo de Omulú Obaluaê com São Roque
São Roque tem sua biografia cercada de dados imprecisos, mas; sabe-se que nasceu e faleceu em Montpellier (França) onde viveu entre 1295 a 1327.
Roque era filho de um rico mercador e herdou sua fortuna, a qual; distribuiu aos pobres quando chegou a maioridade.
São Roque então deixou os estudos de medicina e passou a praticar o atendimento aos necessitados, realizando diversos milagres.
Teve grande atuação em diversas cidades que apresentavam foco da peste negra, para onde se dirigia a fim de curar os doentes.
Assim, São Roque contraiu também a peste, e para não contaminar outros isolou-se na floresta, onde teria sido salvo por um cão que levou pão, matando sua fome.
A São Roque são atribuídos diversos milagres na cura de doenças contagiosas, cura de animais, sendo patrono dos cirurgiões.
A razão do sincretismo com o orixá Omulú Obaluaê está nos feitos de cura milagrosos realizados pelo santo durante sua vida.
São Roque é homenageado na Igreja Católica em 16 de agosto quando Omulú Obaluaê é reverenciado nas Casas de Umbanda.
O sincretismo de Omulú Obaluaê com São Lázaro
Lázaro é um dos mais intrigantes personagens descritos na bíblia como irmão de Maria Madalena, e um grande amigo que Jesus ressuscitou.
Alguns teólogos acreditam que o milagre da ressureição de Lázaro dá início aos eventos que levarão a crucificação de Jesus.
Lázaro conhece a vida e a ressurreição para falecer definitivamente muitos anos depois com idade avançada, segundo a bíblia.
Assim como Omulú Obaluaê; que assiste o último suspiro do ser vivente conduzindo sua alma aos processos evolutivos, São lázaro também atravessou os portais da vida e morte e retornou, o que os liga no sincretismo religioso.
São Lázaro é homenageado em 17 de dezembro quando Omulú Obaluaê é também reverenciado em algumas Casas de Umbanda.
Saiba mais
Obrigação Anual a Omulú-Obaluaiê ocorre em 16 de agosto, dia de São Roque, trazendo o axé de cura de doenças do “Médico dos Orixás”. Participe!
Quem é Omulú-Obaluaiê? Senhor das doenças, é o orixá da renovação dos espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios; considerado o campo santo entre o mundo material e o mundo espiritual.