O tabu da menstruação nos terreiros é algo pouco compreendido e sobre o qual podemos encontrar as mais variadas explicações. Confira o texto na íntegra.
O tabu da menstruação
Toda mulher passa, mensalmente, pelo período da menstruação. Durante este período, que é biologicamente normal para as mulheres saudáveis, podem ocorrer uma série de modificações hormonais, psicológicas e físicas em muitas mulheres.
Dores de cabeça, cansaço, alterações na libido, e vários outros sintomas são comuns para algumas; enquanto para outras nenhuma alteração é sentida.
Na realidade todos esses sintomas estão relacionados basicamente a uma variação considerável nos fluxos hormonais no corpo de mulheres saudáveis em idade reprodutiva.
No entanto, desde a antiguidade, a menstruação é um tabu, pouco falada, pouco discutida e, por isso, causa de muitos mitos e crendices. O fato de alguém sangrar continuamente por dias sem , com isso, morrer, era visto com muita desconfiança.
Acreditava-se que esse sangramento, sem uma morte como resultado, era uma ligação das mulheres com a bruxaria. Como a bruxaria passou a ser usada como motivo para assassinar pessoas em diversas épocas da história; as mulheres passaram a esconder e não comentar o assunto com ninguém.
A menstruação considerada nos terreiros
Em primeiro lugar, faz-se necessário destacar aqui que o objetivo deste texto não é ditar regras e dizer o que é certo ou errado dentro de uma casa de axé. Cada Pai ou Mãe de Santo deve conduzir sua casa de acordo com seus ensinamentos e as recomendações de seus guias e Orixás.
Nosso objetivo é meramente levantar uma reflexão sobre um tema polêmico e pouco discutido nos terreiros, seja de Umbanda ou Candomblé.
O caso da menstruação segue uma regra diferente, com justificativas diferentes, em cada casa. Algumas, casas, no entanto, sequer levam este período da mulher em consideração.
O período menstrual é também chamado dentro de alguns terreiros de “Abajé” ou “Bajé”. Na maioria dos terreiros de candomblé, mas também em alguns de Umbanda, fica proibido às mulheres menstruadas participar de diversas atividades do terreiro.
De um terreiro para outro, podem-se encontrar as mais diversas explicações para esta proibição, no entanto, a maioria delas parece pouco satisfatória para justificar o afastamento da mulher menstruada das atividades do terreiro.
A menstruação afasta a mulher de quais atividades?
Isso pode variar de terreiro para terreiro. Em geral, a maioria dos terreiros proíbe que as mulheres menstruadas participem ou ajudem de qualquer tarefa que envolva os rituais mais sérios e fundamentos da casa de axé.
Uma outra proibição comum é a de ajudar, na cozinha, a preparar comidas de santo ou oferendas. As mulheres menstruadas, segundo os antigos, ficam com mão ruim para preparar até mesmo as comidas normais, do dia-a-dia e coisas como a receita desandar ou dar errado podem ser comuns.
Em outros casos, ainda, essas mulheres são proibidas também tocar no atabaque (tomando bênção) e também de atuar como médium e incorporar nas sessões ou festividades da casa, seja em entidades ou Orixás.
Dessa forma, a mulher deve evitar o contato com todos os ritos e assentamentos e objetos sagrados do terreiro, restringindo-se a atividades como a limpeza e organização da casa.
Algumas casas chegam a mesmo a proibir que as mulheres frequentem a casa durante o período menstrual.
Qual a explicação para estas restrições no período menstrual?
O tabu da menstruação explicado pelo fato de a mulher estar espiritualmente “suja” no período menstrual
A mais comum das explicações, principalmente, vinda dos mais antigos, é a de que a mulher está “suja” durante a menstruação; e, por isso, inapta para participar dos rituais e fundamentos da casa, sob risco de invalidar os rituais realizados e as comidas preparadas.
Esse é um processo natural de todo corpo, de toda mulher saudável em idade reprodutiva; um processo criado pela natureza para que o corpo possa renovar as condições do útero e deixá-lo apto, novamente, a produzir um nova vida. Como isso pode ser considerado sujo?
O tabu da menstruação explicado pelas alterações hormonais
Vários Pais ou Mães de Santo, quando questionados sobre o fato de várias atividades na casa de axé ficarem proibidas para as mulheres no período menstrual, justificam dizendo que as alterações hormonais, causam também um desequilíbrio das energias da pessoa. Esse desequilíbrio poderia, supostamente, afetar os trabalhos realizados pela mulher no terreiro.
No entanto, essa explicação parece um tanto quanto falha e fraca. Pois há diversas outras situações, e mesmo algumas doenças, que podem causar desequilíbrios hormonais muito mais sérios e de forma definitiva.
Doenças como diabetes, hipo ou hipertireoidismo, hipoglicemia, etc. são normalmente sem cura, devendo-se tomar remédios pelo resto da vida; ao contrário do período menstrual que dura apenas uns poucos dias. Sem falar nas pessoas que tomam hormônios para potencializar seus resultados nas atividades físicas.
Por que essas alterações hormonais, resultantes de doenças ou de violação do funcionamento do corpo não causam nenhum impedimento à atuação dessas pessoas nas atividades da casa de axé?
O tabu da menstruação explicado pelas alterações de humor
Essa poderia ser uma explicação convincente, não fosse o fato de que nem todas as mulheres sofrem essas alterações de humor e de comportamento. E mesmo que ela esteja física ou emocionalmente instável, isso não deveria impedir suas atividades dentro do terreiro.
Pessoas com depressão, pessoas que estão se divorciando, pessoas que passaram por grande estresse no dia, como problemas no trabalho, assalto à mão armada, dentre várias outras situações, também podem ficar emocionalmente desequilibradas e nada as impede de participar das atividades da casa.
Essa explicação, portanto, também parece pouco palpável e nada convincente.
O tabu da menstruação explicado pelo sangue
Uma outra explicação que se pode encontrar para as restrições da mulher menstruada nas atividades do terreiro é o fato de que o sangue tem energia negativa e atrai espíritos ruins.
Essa explicação é uma das menos palpáveis e das mais difíceis de se aceitar, pois quantas pessoas podem estar com um ferimento durante os trabalhos da casa sem que isso gere problema ou impedimento algum?
Quantas pessoas podem se ferir com uma garrafa ou copo quebrado durante uma sessão, com uma faca na cozinha, fazendo as comidas de santo?
Se essas situações não se tornam impeditivas para essas pessoas participarem das atividades da casa, por que o sangue da menstruação seria?
O tabu da menstruação relacionando o sangue menstrual a essência feiticeira da mulher e à sua ligação com o poder de criar e com a morte.
Acredita-se que toda mulher tem o dom da dar a vida, mas carrega consigo também a morte, pois a cada menstruação, uma vida deixou de ser gerada. Além disso, acredita-se que esses dons dão a toda mulher um essência de feiticeira que basta ser desenvolvida.
Mas aí vem um questionamento: se todo este poder é atribuído às mulheres, por que isso as torna menos capazes de contribuir nas atividades e ritos da casa? Não deveria ser o contrário?
Durante a menstruação seus dons e sua essência feiticeira estariam ainda mais ativos. Outro questionamento é: as mulheres deixam de ter esses dons por que não estão no período menstrual?
Não. Então, como aceitar esta como sendo uma explicação plausível e aceitável?
O tabu da menstruação desconsiderado dentro do terreiro
Algumas casas de axé simplesmente não levam em conta o fato de a mulher estar ou não menstruada.
Nessas casa, as mulheres menstruadas exercem todas as atividades cotianas e podem tranquilamente participar de todo e qualquer fundamento que ocorra na casa, incorporar como médiuns, dar passes, etc..
Assim com pode, também, incorporar normalmente nas sessões e festas, em entidades e/ou Orixás.
O tabu da menstruação explicado pelo fato de a mulher estar eliminando de seu corpo uma energia de morte, de uma vida que não foi gerada
Uma das explicações encontradas para o afastamento da mulher das atividades do terreiro durante o período menstrual é o fato de que o sangue que está sendo expelido contém uma energia de morte
Estaria, assim, liberando uma energia inadequada para tratar com qualquer coisa que envolva as energias de luz dos Orixás ou das entidades da casa e que poderia invalidar a feitura de comidas de santo, oferendas e até mesmo um fundamento realizado na casa.
De todas as explicações encontradas, a última soa mais plausível que as anteriores, apesar de que, ainda nos deixa um questionamento: como um processo natural do corpo, criado para que a mulher renove seu corpo e esteja, assim, apta novamente a gerar uma vida?
Fica uma reflexão para todos nós.
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