É possível fazer oferendas na Umbanda sem poluir rios, lagoas, matas, cachoeiras, praias ou encruzilhadas, lembrando que a natureza e os orixás agradecem.
Especialmente no final do ano, vemos praias, lagoas e rios entupidos de barquinhos de isopor, garrafas às margens das águas devido as oferendas entregues as entidades e orixás de Umbanda por aqueles que desconhecem nossa religião.
Devemos ter consciência que orixá é a própria manifestação da natureza e certamente não aprova a poluição de seus espaços sagrados, sendo que esse é um dos grandes fundamentos da Umbanda – a preservação do meio ambiente como um todo, assim como a flora e a fauna, pois Umbandistas também não sacrificam animais.
Portanto, levar para matas garrafas, pratos e outros objetos que não são perecíveis, assim como acender velas e deixar queimando sem a sua supervisão; certamente não são práticas aprovadas pelos Umbandistas verdadeiros.
O uso de certos materiais das oferendas na Umbanda pode até ficar vistoso, muito bonito mesmo e ser dado de coração por um fiel, mas devemos ser conscientes e preservar o meio ambiente em que acreditamos ser a morada de nossos ancestrais e orixás.
Dicas para oferendas na Umbanda sem poluir
- Não leve pratos, copos, garrafas, quartinhas, alguidares, etc ou materiais que demoram a degradar para fazer oferendas na natureza. Utilize folhas de couve, mamona ou bananeira como pratos e aparadores de comidas e os líquidos das oferendas devem ser despejados no chão ao redor da oferenda.
- Se na oferenda não puder despejar os líquidos a sua volta, utilize cabaças (coité) ou coco para acomodar os líquidos.
- Ao queimar cigarros, charutos e velas em uma oferenda na Umbanda num local que possa causar um incêndio, como matas e jardins públicos, por exemplo; devem ser utilizadas de preferencia, velas menores que queimam mais rapidamente e, no caso de não poder utilizar esse recurso, deverá permanecer ao lado da vela por algum tempo e apaga-la quando for sair de perto pois a energia já terá sido ativada com sua presença, podendo deixar apenas a vela como presente, assim como os cigarros e charutos.
- Flores, frutas são muito bem-vindos! Use e abuse desses elementos tão importantes nas oferendas, eles não poluem o ambiente e enfeitam sua oferenda na Umbanda.
- Substitua materiais sintéticos por orgânicos, que a natureza poderá consumir.
- Não se esqueça de levar uma sacola para recolher de volta aquilo que não pode ser deixado na natureza.
Faça suas oferendas na Umbanda com fé e respeito a natureza, pois ela é nossa mãe eterna!
Saiba mais sobre Oferendas na Umbanda
As oferendas na Umbanda – As oferendas na Umbanda podem ser a chave para encontrar harmonia, prosperidade, saúde ou outro pedido que por ventura necessite fazer as entidades e orixás.
Recebe minhas oferendas Exú – Pelas 7 Encruzilhadas, recebe minhas oferendas Exú, Laroiê Exú! É a meia noite que vou entregar o seu charuto, o marafo e o padê. E pedir que socorra-me!
Oferendas a Iemanjá sem poluir a natureza – No Brasil é comum o culto e oferendas a Iemanjá, especialmente em 31 de dezembro, por vários fiéis da Umbanda, criando verdadeira poluição nas praias.