O Ojá, Pano de Cabeça ou torço, é feito a partir de um pano em forma de “faixa de pano”, de tamanho variável. Existem vários formatos de pano de cabeça, que podem ter significados diferentes. Seu fundamento esta baseado na proteção daquilo que é sagrado, entendido como uma das partes mais importantes do corpo humano dentro do ritual Umbandista, chamado Coroa. Importante porque liga o material ao espiritual.
O pano de cabeça não se trata de um mero enfeite do traje feminino. Pelo contrário, seu uso tem grande importância. Além de marcar a hierarquia (tempo de iniciado) entre os médiuns, serve para proteger a coroa do Médium, contra as energias pesadas, contra algumas quizilas. Esta vestimenta também representa um sinal de respeito dentro de um determinado ritual.
As abas (orelhas) do Pano de Cabeça estão relacionadas ao Orixá da filha de Santo e a sua idade de santo: se seu Orixá for feminino, você deverá usar duas abas (orelhas) saindo da amarração. Já se seu Orixá for masculino, deverá usar apenas uma aba (orelha) saindo da amarração
Deve-se ter discernimento ao usar o Pano de Cabeça. O pano de cabeça não é um turbante com diversas voltas e de altura desmedida. O pano de cabeça também não deve ser maior do que o das médiuns que estão acima da sua hierarquia (idade de santo) no terreiro.
Médiuns mais novos na casa, geralmente usam o pano de cabeça branco, com amarração mais simples. Os mais velhos de santo já podem usá-lo colorido e com amarrações mais elaboradas e enfeitadas. Nas festas costumam usar a cor do Orixá que está sendo homenageado.
PORQUE HOMENS NÃO PODEM USAR PANO DE CABEÇA?
Apesar de se poder encontrar alguns terreiros em que homens usam o pano de cabeça, esse adereço é originalmente de utilização restrita às mulheres.
Em tempos antigos, escravos homens usavam pano de cabeça simples para carregar peso. Este pano era símbolo de escravidão.
Para os homens, geralmente usa-se o filá, ou Barrete, um pequeno chapéu ou boina sem abas e que cumpre a mesma função do pano de cabeça feminino; mas somente quando atingem um grau mais elevado na casa, como no caso dos ogãs, pais pequenos e Sacerdotes.
Apenas em situações de exceção, o pano de cabeça poderá ser utilizado por homens; como em obrigações internas em que o mesmo está recebendo asè, o caso de um Bori.
Algumas casas autorizam também o uso por homens, na falta no filá ou barrete; em rituais específicos que se realizam por ocasião de falecimento de um médium da casa; ou quando se realiza rituais usando o azeite de dendê quente; que pode causar quizilas nos filhos de alguns específicos Orixás.
SAIBA MAIS
O que é Amaci e para que serve na Umbanda – Amaci é um dos rituais mais importantes da Umbanda. Aliás, Amaci é um dos primeiros sacramentos, o qual consiste na iniciação do médium.
Cambonos – Saiba mais sobre sua importância nos cultos de Umbanda – Quem são os cambonos? Quem já acompanhou alguma Gira de Umbanda, com certeza reparou que alguns do filhos da casa não incorporam nenhuma entidade. Ficam auxiliando e servindo as entidades no atendimento aos frequentadores do terreiros. São os chamados Cambonos.
Adjá, adeja ou campa: saiba mais sobre a importância deste instrumento nos cultos – As pessoas que já foram a algum culto num terreiro de Umbanda ou de Candomblé, certamente já pôde observar o uso do Adjá. Esse objeto pode, à primeira vista, parecer apenas uma sinetinha…
AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.