Omolú/Obaluaiê, sincretizado no catolicismo com São Lázaro, é o orixá da medicina, que como Lázaro conhece a passagem entre os planos físico e espiritual e cujas homenagens se dão em 16 de Agosto.
Omolú e Obaluaiê
Omolú, o orixá velho que é também Obaluaiê, o orixá jovem, senhor da evolução dos seres. São responsáveis pela estabilização da ordem, sem a qual nada se sustenta, pois nada evolui e a vida pára.
Pai Obaluaê é uma divindade de dupla representação, ele tanto sustenta cada coisa no seu lugar como conduz cada uma a ele.
Omolú é o senhor e guardião das passagens de um plano para o outro, em ambos os sentidos; da carne para o espírito e do espírito para a carne.
Omolú e Obaluaiê são também orixás da cura, assim como São Lázaro no catolicismo. São eles os protetores que auxiliam e estendem suas graças para o bem estar, para melhores condições da qualidade de vida para os enfermos.
São Lázaro de Betânia
São Lázaro de Betânia é um personagem bíblico que, segundo João, foi ressuscitado por Jesus e é às vezes confundido com seu homônimo Lázaro (mendigo e leproso), personagem da parábola de Lucas.
Por ter sido ressuscitado, Lázaro conheceu a passagem existente entre os mundos físico e espiritual, assim como Omolú/Obaluaiê que é o guardião do portal.
Omolú, Obauaiê e São Lázaro
Obaluaiê é considerado um poderoso e importante Orixá na umbanda e é representado com o corpo coberto de palhas por causa de sua aparência deformada por chagas.
São Lázaro, um santo do catolicismo, é conhecido como o amigo de Jesus que foi ressuscitado de seu túmulo em um dos milagres mais impressionantes narrados na bíblia.
Saiba mais
Oração a São Lázaro de Betânia – Dia 17 de dezembro é dia de fazer uma oração a São Lázaro de Betânia, aquele que foi trazido do mundo dos mortos pela graça de Jesus Cristo.
Saravá Omulú – médico entre os orixás – Saravá Omulú, atotô! Saudações na primeira segunda-feira do ano, Meu Pai. Peço mais um ano de saúde e força no combate as enfermidades visíveis e invisíveis.
Características da personalidade dos filhos de Omulú/Obaluaiê – Os filhos de Omulú-Obaluaiê costumam sofrer com doenças crônicas, muitas vezes doenças graves e difíceis de tratar e, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto.