Oxóssi é guardião do sustento e das artes. Arqueiro de uma flecha só, certeira, está presente em todas as refeições e em todas as manifestações das artes.
Oxóssi e a caça
Oxóssi é o orixá da caça, florestas, animais e da fartura. Ligeiro, astuto, sábio e ardiloso na captura da caça, Oxóssi está presente em todas as refeições.
Oxóssi é considerado protetor dos caçadores, pois são eles os responsáveis pelo sustento, sendo assim, ele é o protetor de todos aqueles que saem para trabalhar e conquistar o sustento, todas as pessoas trabalhadoras.
Oxóssi e as artes
Este orixá também é o guardião das artes e está presente desde a inspiração até a finalização de todas elas, na pintura, escultura, arquitetura, dança, teatro, música, poesia, literatura, em toda a arte há um toque de Oxóssi, desde o canto e a dança das aves e insetos até a mais elaborada instalação.
Oxóssi às vezes tem sua marca na comodidade e é confundido como preguiçoso, pois ele também rege a inspiração, a contemplação e a arte de filosofar.
Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.
Sincretismo religioso
Nas tradições da igreja católica, o orixá Oxóssi é sincretizado como “São Sebastião”, também homenageado em 20 de janeiro.
São Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas.
Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.
Homenagem do dia 20 de janeiro
Para aqueles que desejam fazer oferendas especiais para Oxóssi no dia 20 de janeiro e pedir por sua benção ou graças, oferecemos a participação gratuita nas oferendas da casa. Entre em contato e participe.
Saiba mais sobre Oxóssi
Características da personalidade dos filhos do orixá Oxóssi – Os filhos do orixá Oxóssi são geralmente muito espontâneos, honestos e reservados, com o inconveniente de serem às vezes muito inconstantes no amor.
Oxóssi – Oxóssi é o orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.
Oxóssi – Dia 20 de janeiro é comemorado o “Dia de Oxóssi” o orixá da caça, da busca e do conhecimento que habita as matas, quando é comemorado também no catolicismo o “Dia de São Sebastião“.