Oxum, senhora das águas e protetora da maternidade é sincretizada em Nossa Senhora da Conceição, ambas homenageadas no dia 08 de dezembro.
Oxum
Oshun, Ọsun ou Oschun, segundo o povo Yoruba, é um orixá feminino, seu nome deriva do rio Ọsun e na Umbanda é a Orixá da Água Doce. Guardiã de todas as águas doces, rios, cachoeiras, lagos, e também das minas de ouro e riquezas do sub-solo.
Oxum é guardiã da água e da vida em sua mais tenra manifestação, sendo ela a protetora da maternidade.
Oxun sincretiza-se com várias Nossas Senhoras representadas em imagens com querubins aos seus pés. Um dos sincretismos mais conhecidos é com Nossa Senhora da Conceição, celebrado no mesmo dia.
Saudação a Oxum: Ora yê yê ô Mamãe Oxum!!
Nossa Senhora da Conceição
No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição, santa protetora das gestantes, como início dos ritos preparatórios para o dia do nascimento de Jesus.
A devoção e invocação de Maria como Virgem da Conceição, isto é, “Virgem sem Pecado Concebida” é muito antiga na igreja. A Imaculada Conceição de Maria é um dogma da Igreja Católica Romana.
Saiba mais sobre Oxum
Culto a Oxun – cores, saudação, oração – O culto a Oxun é um dos mais requintados da Umbanda pois esta é uma orixá ligada a riqueza e exuberância, e seu culto não poderia ser diferente.
Pedidos a Oxun – Rainha das Cachoeiras – Oxum“Rainha das Cachoeiras”orixá do amor, do encanto e das ligações amorosas homenageamos em 08 de dezembro. Ajuda-me Oxun, traga a felicidade no amor!
Características da personalidade dos filhos da orixá Oxun – Oxum é nome de um dos orixás mais queridos e procurados nos terreiros de Umbanda que domina as águas doces e cristalinas dos rios e cachoeiras.
Oração a Mamãe Oxun – Nesta oração a Oxun pedimos por mais beleza e felicidade em nossa vida. Reze com fé pois nenhuma oração é em vão. Ora Yê Yê Ô Mamãe Oxun!