Os Pontos Riscados são desenhos feitos pelas Entidades quando incorporadas em seus médiuns e possuem uma função mágica nos trabalhos realizados pela entidade, podendo ter diversos significados.
Mais do que simples desenhos, os pontos riscados são símbolos sagrados, além de ser um dos elementos que demonstram a autenticidade da incorporação. São um fundamento que nasceu juntamente com a religião de Umbanda.
São traçados, geralmente, no chão ou em tábua de madeira, com uma pemba (giz) e são feitos com uma composição de símbolos, como sol, estrela, triângulo, lança, flecha, folha, raio, onda, cruz, tridente, etc..
QUAIS ENTIDADES PODEM TER PONTOS RISCADOS?
De Exú a Ibejada, todas as entidades devem riscar e firmar seu ponto, o qual será confirmado pela entidade chefe da casa, comprovando, assim, a autenticidade daquela entidade e da incorporação.
Cada Entidade possui um ponto riscado específico de identificação (que é único e exclusivo daquela entidade) e vários outros pontos para suas magias e mirongas. O primeiro pode ser mostrado sem maiores restrições, como costumeiramente vemos nos nomes e fachadas das casas de Umbanda e em livros. Já os outros são secretos e só a entidade possui seus segredos.
É através dele que a entidade indica sua origem e linha de trabalho e busca as energias para o cumprimento de sua missão, mas, é óbvio que médiuns recém iniciados não vão sair por aí riscando seu ponto de um dia para o outro.
COMO AS ENTIDADES CRIAM SEUS PONTOS RISCADOS?
Assim como o desenvolvimento da própria mediunidade, este é um processo que demanda um certo amadurecimento do médium e da sua entidade. É algo a ser trabalhado a longo prazo, pois, só se deve riscar o ponto completo a entidade que está “firme”, ou seja, que já tem um domínio maior sobre a matéria do médium.
Durante seu desenvolvimento, o médium, muitas vezes sem notar, passa por várias experiências. Às vezes aparecem símbolos em sua mente, sonha com símbolos ou partes dos pontos riscado, etc. E assim vai ocorrendo até que a entidade esteja pronta para desenhar seu ponto riscado correto e completo.
É absolutamente desaconselhado que um médium em desenvolvimento procure na internet pontos riscados ou compre livros de pontos riscados. O ponto riscado é algo individual de cada entidade. Mesmo que duas entidades pertençam a mesma falange; como por exemplo do Caboclo Sete Flechas, os pontos dessas entidades não serão idênticos. Haverá, sim, semelhanças, mas haverá, também peculiaridades tornando aquele ponto exclusivo da entidade que o riscou.
OS PONTOS RISCADOS SÃO APRESENTADOS ASSIM QUE O MÉDIUM SE INICIA?
Quando se vê, nas casas de Umbanda, entidades tremendo ou vacilando ao riscar o ponto; com símbolos indefinidos ou até mesmo se negando a riscar o ponto; é um evidente sinal de que seu desenvolvimento ainda não está completo.
A entidade quando de fato incorporada, risca sem medo e sem dúvida, pois ela conhece o ponto a ser riscado. Falta nas situações apontadas acima, sintonia entre o médium e sua entidade e o próprio desenvolvimento do médium.
SAIBA MAIS
Ser médium resolve todos os problemas? Médium tem proteção especial? – Ser médium resolve todos os problemas? Médium tem proteção especial? Quantos médiuns já não foram questionados por aí sobre o por quê de sua vida estar ruim; ou por quê tem tantos problemas já que é médium?
Atabaques: os instrumentos sagrados das religiões afro-brasileiras – Os atabaques são, dentro dos terreiros de Candomblé e Umbanda, instrumentos Sagrados, Consagrados e Firmados por Orixás e Guias e têm uma força poderosa.
AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.