Tradição na Umbanda, o “caruru do Erê” é servido dia 27 de setembro em homenagem aos Erês, Ibeji ou Cosme e Damião. Veja como preparar a própria festa.
Em muitas culturas os espíritos infantis são conhecidos como grandes protetores a quem se depositam as causas mais difíceis. Pois bem, dia 27 de setembro é dia de agradá-los e fazer nossos pedidos. E para alcançar a sua graça, vamos ensinar como se prepara o carurú, o prato mais cobiçado dos Erês.
Tradicionalmente o carurú – feito de quiabo, castanha, camarão seco e leite de côco – é servido acompanhado de arroz, farofa, xixim de galinha, feijão fradinho, rapadura e pipoca. Você poderá reduzir o acompanhamento mas recomenda–se que ele seja de pelo menos seis ítens.
Importante que você reserve uma pequena porção a ser oferecida numa praça bem bonita aos seus Erês de proteção. O restante distribua ao máximo de pessoas que puder servir. Mas lembre-se, antes que um adulto coma, sete crianças deverão ser servidas.
Juntando amigos você poderá multiplicar os recursos e fazer uma grande festa, porém, as bebidas alcoólicas são proibitivas. Siga o passo-a-passo da receita e abra a porta para a criançada entrar e fazer reinar a alegria!
Receita de Carurú
Ingredientes:
- 1 kg de quiabos cortados em cruz
- 1 cebola grande ralada
- 2 dentes de alho
- Gengibre ralado a gosto
- 1/2 kg de camarão seco moído
- 200 g de castanha de cajú moída
- 1 xícara de chá de azeite de dendê
- Suco de 1 limão
- Água quente
Modo de preparo
- Coloque o azeite de dendê para aquecer numa panela e refogue a cebola e o alho
- Em seguida, acrescente o gengibre ralado
- Junte o quiabo e deixe refogar
- Adicione o camarão seco, as castanhas e deixe cozinhar mais um pouco
- Coloque água quente aos poucos
- Deixe cozinhar até que as sementes fiquem rosadas
Durante o preparo em que se cortam os quiabos não se deve conversar. Ao cortá-los, faça os pedidos que deseja alcançar.
Música de preparo do Carurú dos Erês
No mato tem.
Vamos apanhar caruru,
Na beira do rio.
Vamos apanhar caruru,
Com o Faísca.
Vamos apanhar caruru,
Com Estrelinha.
Vamos apanhar caruru,
Com o Tufão.
Participe das homenagens aos Erês dia 27 de setembro
O dia 27 de setembro, é dia de comemoração de “Cosme e Damião”, os Erês ou Ibeijis naUmbanda. Comemore e participe das nossas oferendas, é gratuito!
Participe, juntando-se a nossa grande corrente; tornando os trabalhos espirituais ainda mais poderosos.
Quem desejar participar gratuitamente deve enviar pedidos para serem anexados na“Oferenda da Casa”.
Você deve enviar por e-mail o nome completo e sua data de nascimento e descrever em poucas palavras a graça que deseja alcançar. Em seguida faremos a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena faz anualmente a Cosme e Damião.
Mas se você desejar fazer sua própria oferenda a Cosme e Damião; oferecemos a comodidade de entregar seus trabalhos espirituais particulares segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças dos espíritos crianças tão queridos por todos nós. Neste caso; você deve enviar e-mail informando seu desejo de participar com oferendas próprias (pessoais) que não são gratuitas. Participe!
Saiba mais sobre os Erês
Simpatias e Oração para 27 de setembro – “Dia de Cosme e Damião” – Interceder junto aos orixás, curar doenças, auxiliar as crianças são os principais pedidos feitos em27 de setembro, “Dia de Cosme e Damião” ou “Dia de Ibeji ou Erê” nos terreiros de umbanda e candomblé.
3 dicas de limpeza espiritual com Erês – Os Erês são a força de limpeza espiritual tanto de um terreiro quanto de um médium, e fazem a purificação de qualquer pessoa ou ambiente que necessite.