No primeiro dia 7 do ano, Pombagiras e Exús são as entidades homenageadas sendo as mensageiras entre o mundo espiritual (Orum) e o terreno (Ayiê) .
As Pombagiras e os Exús, assim como nós humanos, também buscam a evolução. São espíritos empenhados em atender, agradar, proteger e fazer o bem para se elevarem.
Homenagem no primeiro dia 7 às Pombagiras e Exús
Todo mês, no dia 07, fazemos uma oferenda especial a estas entidades, como parte das nossas obrigações mensais.
Participe conosco enviando seus dados e seu pedido para que possamos anexá-los à oferenda da casa.
O envio deve ser feito até o meio dia do dia 07, clicando no botão abaixo.
Esta participação é gratuita, mas se você quiser fazer a sua oferenda particular, entre em contato conosco pelo mesmo formulário.
O que são Pombagiras e Exús?
Também conhecida como Bombogira, arquétipo originário dos cultos africanos de Angola, é a forma feminina de Exu, e foi trazida para o Brasil pelos escravos de origem bantú.
A Pombagira é especializada em relacionamentos amorosos por ser a entidade do trono do desejo e dos estímulos.
Ela é a personificação das forças da natureza e guardiã do comportamento humano, das casas, e das formações sociais.
Também conhecido como Esu, Eshu, Bara, Elegbá e Elegbara, Exú é a entidade da comunicação que se manifesta em sua forma feminina como Pombagira.
Olodumare ou Olorum ( O Criador) atribuiu a Exú a tarefa de controlador do axé de tudo que se origina do comportamento humano, por este motivo, para que qualquer comunicação com o plano espiritual seja possível ele deve receber a primeira oferenda.
Esta primeira oferenda é um gesto de respeito, em troca de licença para adentrar o mundo espiritual.
É Exú quem possibilita a comunicação dos orixás com os humanos e dá permissão para que os orixás levem ao divino os desejos manifestados nos trabalhos espirituais.
Já sabe quais entidades acompanham você?
Por certo estas entidades são muito conhecidas, mas não estão aqui listadas todas elas, existem ainda muitas Pombagiras e Exús e para saber quem são os seus protetores, a sua Pombagira e o seu Exú, deve ser feita uma consulta ao Jogo e Búzios.
Entre em contato e agende sua consulta para saber quem são as entidades que te acompanham, guiam e protegem, e como reverenciá-las adequadamente, clicando no botão abaixo.