Consulte nesta página a relação com os principais orixás e entidades cultuados nas sessões umbandistas de todo o nosso Brasil.
Orixás
1. Exú
O Orixá Exú liga os humanos ao mundo dos orixás, sem Ele nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível, não há proteção para o terreiro ou filhos.
Exú faz a guarda e distribui bençãos de fertilidade, fartura, proteção astral, prosperidade e boa sorte nos negócios e no amor.
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2. Ogum
Ogum orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos. Ogum precede os outros orixás, vindo logo após Exú.
São pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente.
Daquelas que, nos momentos difíceis, triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança.
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3. Oxóssi
Homenageados no dia de São Sebastião, em 20 de Janeiro, Oxóssi e a Linha dos Caboclos da Umbanda, são fonte de orgulho e reverência nos terreiros.
O Orixá Oxóssi é um dos deuses do panteão africano mais conhecidos e cultuados pelas religiões afro-brasileiras.
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4. Omulú/ Obaluaiê
O senhor das doenças, é o orixá da renovação dos espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios; considerado o campo santo entre o mundo material e o mundo espiritual.
O orixá é conhecido como Obaluaiê no Candomblé, como Obaluaê na Umbanda, como Xapanã no Batuque.
Xapanã é um nome proibido tanto no Candomblé como na Umbanda, não devendo ser mencionado pois pode atrair a doença inesperadamente.
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5. Ossaim
O orixá Ossaim é senhor das ervas medicinais e litúrgicas, detentor do axé das folhas que nem mesmo os orixás podem privar-se e devem a ele referencia.
Sua importância é primordial no culto umbandista. Nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua interferência e assistência.
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6. Oxumaré
Oxumaré a cobra/arco-íris, orixá masculino, símbolo da continuidade e da permanência.
Representa a riqueza e a fortuna. Rege o princípio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.
Pode ser representado pela serpente que morde a própria cauda. .
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7. Nanã
Nanã Burukú é o orixá dos mangues, do pântano, senhora da morte responsável pelos portais de entrada (reencarnação) e saída (desencarne) das almas.
Nanã é dona de um cajado, o ibiri. Nanã é considerada o orixá mais antigo do mundo. Quando Orunmilá chegou aqui para frutificar a terra, ela aqui já estava.
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8. Oxum
Oxum orixá feminino das águas doces, dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no Candomblé e Umbanda.
Deusa ligada a fecundidade, a gravidez. Assim; as mulheres que desejam ter filhos recorrem a Oxum com sucesso, na maioria das vezes.
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9. Obá
Obá, orixá do Rio Obá ou rio Níger, primeira esposa de Xangô, identificada no jogo de búzios pelo odú obeogundá.
Obá representa as águas revoltas dos rios. As pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá.
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10. Ewá
Ewá é a orixá homenageada em 13 de dezembro que domina a vidência e por isso é sincretizada com a santa católica, Santa Luzia.
Pessoas de beleza exótica, diferenciam-se das demais justamente por isso.
Possuem tendência a duplicidade; em algumas ocasiões podem ser bastante simpáticas, em outras são extremamente arrogantes.
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11. Iansã
Iansã orixá dos ventos, homenageada em 04 de dezembro, rege os raios e tempestades, comanda os espíritos dos mortos, sendo sincretizada com Santa Bárbara.
Representa a rapidez de raciocínio (o raio), a coragem, lealdade, franqueza, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectuais, a luta contra as injustiças.
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12. Logunedé
Logunedé é um orixá africano filho de Oxum e Oxóssi. Homenageado na Umbanda no dia 19 de abril, dia do santo católico São Expedito.
Simultaneamente caçador e pescador, Logunedé é o herdeiro dos axés de Oxum e Oxóssi que se fundem e se mesclam como mistério da criação, trata-se de um orixá que tem a graça, a meiguice e a faceirice de Oxum à alegria, à expansão de Oxóssi.
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13. Xangô
O orixá Xangô comanda os raios, trovões, grandes cargas elétricas e o fogo. Comemorado nos dias 24 e 29 de junho e 30 de setembro, “Dias de São João Batista e de São Pedro e São Jerônimo”, respectivamente.
É viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
A morte pelo raio é considerada uma punição do Senhor da Justiça. Da mesma forma; uma casa atingida por um raio é uma casa marcada pela cólera de Xangô.
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14. Iemanjá
Iemanjá é uma divindade africana feminina, muito cultuada nas religiões de matriz africana, como Candomblé e Umbanda, e suas diversas nações, diferentes vertentes.
Saiba tudo sobre Iemanjá, deusa muito popular no Brasil.
A “Rainha do Mar” é homenageada em 02 de fevereiro na Umbanda, dia de Nossa Senhora dos Navegantes.
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15. Irôko
Irôko é considerado um orixá raro e tratado como tal, ou seja; possui poucos filhos e raramente se vê Irôko manifestado nos terreiros de umbanda.
Irôko é um orixá muito antigo. Irôko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os outros orixás desceram à Terra.
Irôko é a própria representação da dimensão Tempo na umbanda.
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16. Erês
Ibeji – Erês são divindades gêmeas da vida, protetores dos gêmeos na Mitologia Yoruba, identificados no jogo de búzios pelos odus ejioko e iká.
A palavra Igbeji que dizer gêmeos. Forma-se a partir de duas entidades distintas que coo-existem, respeitando o princípio básico da dualidade.
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17. Oxalá, Oxaguiã, Oxalufã
Orixá Oxalá é o “Pai Maior da Umbanda“, homenageado em 15 de dezembro, é sincretizado na Igreja Católica com Jesus Cristo.
Oxalá é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana.
Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão africano.
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Entidades
1. Caboclos
Os Caboclos são entidades de grande evolução espiritual que tem o propósito de ajudar aqueles que os procuram em diversos aspectos da vida.
Representado pela a Linha das Matas cujo patrono é Oxóssi, apresentam-se como espíritos de índios, ou mostram-se com diferentes encarnações como cientistas, sábios, magos, professores, etc.
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2. Pretos Velhos
Pretos Velhos são entidades de luz da Umbanda que tem uma evolução espiritual muito alta e com seu cachimbo nos dá passes tratando males do corpo e da alma.
Os Pretos Velhos são divindades purificadas de antigos escravos africanos, são feiticeiros poderosos, com seu olhar observador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com ramo de arruda e guiné, abençoando com sua água benta.
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3. Pombagiras e Exús
Exús e Pombagiras são espíritos de luz da linha branca de Umbanda que nos protegem nas áreas pessoais, afetivas, profissionais e financeiras.
As entidades conhecidas como Exús e Pombagiras são espíritos que já vivenciaram diversas encarnações, a muito tempo atrás.
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