A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na quinta-feira santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos na semana santa da igreja católica.
Portanto essa data não tem relação com nenhuma outra religião, sendo uma comemoração católica que não tem equivalencia no candomblé ou umbanda.
Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa.
Durante a quaresma, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.
Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.
Fonte: Wikipédia