Oxum é um orixá feminino das águas doces, dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza.
Através de mamãe Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de “Senhora do Ouro”, que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época.
Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.
Culto a Oxum
Dia principal de culto: Sábado Comemoração Anual: 08 de dezembro Cores: Amarelo, ouro, rosa, azul claro Símbolo: Leque com espelho (Abebé) Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas) Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade Saudação: Ora Yêyê Ô! Velas: branca, rosa e azul clara Oferendas: Omolocum, rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas.
Gostaria de saber mais?
Culto a Oxum – cores, saudação, oração – O culto a Oxum é um dos mais requintados da Umbanda pois esta é uma orixá ligada a riqueza e exuberância, e seu culto não poderia ser diferente.
Pedidos a Oxum – Rainha das Cachoeiras – Oxum “Rainha das Cachoeiras”orixá do amor, do encanto e das ligações amorosas homenageamos em 08 de dezembro. Ajuda-me Oxum, traga a felicidade no amor!
Características da personalidade dos filhos da orixá Oxum – Oxum é nome de um dos orixás mais queridos e procurados nos terreiros de Umbanda que domina as águas doces e cristalinas dos rios e cachoeiras.
Oração a Mamãe Oxum – Nesta oração a Oxun pedimos por mais beleza e felicidade em nossa vida. Reze com fé pois nenhuma oração é em vão. Ora Yê Yê Ô Mamãe Oxum!