Oyá, Iansã ou Inhançã é a orixá dos ventos e dos raios, a deusa que comanda as tempestades e também o espírito dos mortos, os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim – um dos seus símbolos.
Orixá guerreira, Oyá esposa amada de Xangô, recebe dele o título de Iansã que faz referência ao entardecer, que pode ser traduzido como “a mãe do céu rosado” ou a “mãe do entardecer” portanto o rosa é a de Iansã cor por excelência.
Iansã costuma ser saudada após os trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela costuma ter acesso), mas principalmente porque Iansã é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, e o senhor da justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada. Ao mesmo tempo, ela é a senhora do vento e, conseqüentemente, da tempestade.
Culto a Iansã:
Dia: quarta-feira Cores: marrom, vermelho e rosa Símbolos: espada, eruexin, chifre de boi Elementos: ar em movimento, fogo Domínios: babuzal, tempestades, ventanias, raios, morte Saudação: Epahei Oyá! (pronuncia-se: eparrei oiá!) Fio de contas: Coral (marrom, bordô, vermelho, amarelo) Incompatibilidades: rato, abóbora Número: 9 Animais: cabra, coruja
Saiba mais sobre o culto a Iansã
Para saber mais sobre a orixá Yansã visite nossa página dedicada a esta orixá.
Publique sua oração a Yansã e acenda uma vela virtual para reforçar seus pedidos a está orixá.
Você já sabe qual é o seu orixá?
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual com Mãe Makena.