Iemanjá, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” “Mãe cujos filhos são peixes” comemorada em 31 de dezembro e 02 de fevereiro.
Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás por isso a ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros.
Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.
Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consangüíneos ou não.
A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.
Culto a Iemanjá
Dia da semana: sábado Fio de conta: transparente de cristal branco Ponto de domínio na natureza: mar Flores: rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas Pedras: pérola, água marinha Metal: prata Animais: peixes, cabra branca, pata ou galinha branca Incompatibilidades: poeira, sapo
Gostaria de saber mais?
Página do site “Raízes Espirituais” dedicada a orixá Iemanjá – Iemanjá, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” “Mãe cujos filhos são peixes” comemorada em 31 de dezembro e 02 de fevereiro.
Sonhei com Iemanjá – Eu sonhei com Iemanjá e nesta noite encantada quase acordei no meio do mar… seja embalado pelas ondas do mar de Iemanjá neste ponto cantado da Umbanda.
Ponto de irradiação da energia de Iemanjá – Aqueles que são filhos de Iemanjá ou tem simpatia pela “Rainha do Mar” podem criar em sua casa um ponto de irradiação da energia dessa orixá. Saiba como.