Quem é Oxumaré?

Oxumaré
Oxumaré

Oxumaré a cobra/arco-íris, orixá masculino, símbolo da continuidade e da permanência. Representa a riqueza e a fortuna. Rege o príncipio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.

É o segundo filho de Nanã, irmão de gêmeo de Ewá e Omolú/Obaluaiê seu irmão mais velho, e Ossaim seu irmão mais novo, que são vinculados ao mistério da morte e do renascimento.

Pode ser representado pela serpente que morde a própria cauda. Por isso seus filhos usam colares de búzios entrelaçados formando as escamas de uma serpente que tem o nome de Brajá, usam também o Lagdigbá como Nanã e Omolú.

Culto a Oxumaré

Saudação: Arroboboi Oxumarê! Cores: amarelo e verde, cores do arco-iris Dia da semana: Terça-feira Fios de conta e guias: brajá, lagdigbá Comida: “Cobra” feita de batata-doce amassada e banana-figo frita em azeite doce.

Gostaria de saber mais?

Obrigação Anual a Oxumaré – Em 24 de Agosto, Dia de São Bartolomeu, homenageamos o orixá Oxumaré, ligado a riqueza e as transformações naturais, associado ao arco-íris e a cobra.

Culto aos orixás de terça-feira – Dia ideal para trabalhos espirituais e orações ligados as viagens, as conquistas profissionais através da força de Ogum e para conquistas financeiras e transformação dos caminhos através de Oxumaré.

Orixá Oxumaré – Página do site “Raízes Espirituais” dedicada ao orixá Oxumaré.