Muitos terreiros de Umbanda dão início as comemorações da Semana Santa na quarta-feira santa com o fim da quaresma.
Muito antes do cristianismo o povo africano já respeitava a quaresma, porém com um significado diferente dos fatos relacionados a vida de Jesus Cristo.
Enquanto os cristãos celebram a morte e a ressurreição de Cristo, os africanos celebram o Lorogun, período em que os orixás entram em guerra contra o mal, para trazer o pão de cada dia para seus filhos.
A Semana Santa começa na quarta-feira que antecede o domingo de Páscoa, 40 dias após a quarta-feira de cinzas, quando comemoramos na umbanda o retorno aos trabalhos com os orixás no sábado de aleluia.
A Páscoa tem seu lugar na primeira lua cheia no signo de Áries que é um importante evento celeste mas não tem uma estreita ligação com a umbanda. Até hoje celebramos a páscoa no primeiro domingo seguinte à primeira lua cheia do signo de Áries.
A Guerra dos orixás na quaresma
Em muitos terreiros de umbanda na quarta-feira de cinzas os orixás da casa devem ser vestidos e cada filho de santo oferece a eles suas comidas preferidas.
Os atabaques são recolhidos, depois de serem lavados com ervas, somente sendo acordados no Sábado de Aleluia, sendo esta a forma de fortalecer os atabaques do terreiro. Os orixás estão em guerra!
Lorogun – rituais da umbanda na Semana Santa
Na noite de quinta para sexta-feira da paixão os seguidores da umbanda devem se proteger, usando seus contra-eguns, pois nesse dia Iansã está em guerra e não pode conter os eguns que nos rondam.
Na sexta-feira da paixão são oferecidos pratos a Oxalá, em busca de paz e prosperidade para o terreiro e seus filhos e seguidores.
No Sábado de Aleluia, Ogum, guerreiro maior do panteão africano, faz a distribuição de pães, representando a vitória na guerra pela paz. É o fim da guerra dos orixás.
A Criação do Mundo na Umbanda
Na umbanda, a Semana Santa representa a criação do mundo, por este motivo, neste período seus seguidores devem vestir-se de branco, principalmente na sexta-feira da paixão, por ser este o dia em que os orixás descem do Orún (o mundo dos espíritos) para conhecerem a grande criação de Olorum.
Durante a Semana Santa devemos nos alimentar com comidas brancas, tais como canjica, arroz, arroz doce, acaçás e pães. Devemos evitar a ingestão de qualquer tipo de carne, assim como não devemos ingerir bebidas alcoólicas especialmente na sexta-feira da paixão.
A páscoa nos terreiros de umbanda
Muitas casas de santo comemoram a Páscoa trocando ovos de páscoa, por ser um costume arraigado em nossa sociedade embora não faça parte das comemorações da umbanda.
Que sua Semana Santa seja cheia de paz e tranquilidade e que Oxalá traga bençãos para sua vida e para sua família.