Dia 02 de fevereiro é dia de Iemanjá, sincretizada em Nossa Senhora dos Navegantes, protetoras dos pescadores, navegantes, e de todos aqueles que fazem do mar parte de sua vida.
As Festividades Para Nossa Senhora dos Navegantes
Neste dia, 02 de fevereiro, Iemanjá é homenageada na umbanda com oferendas entregues em um barco, que as leva à nossa Rainha do Mar. A maior manifestação popular acontece em Salvador, Bahia, com uma grande festa.
Neste dia, milhares de pessoas trajadas de branco fazem uma procissão até ao templo de Iemanjá, localizado na praia do Rio Vermelho, onde deixam os presentes que vão encher os barcos que os levam para o mar.
No catolicismo a maior manifestação acontece em Pelotas, cidade que tem Nossa Senhora dos Navegantes como padroeira. Uma procissão de barcos leva a imagem pelo rio Guaíba até o porto de Pelotas, onde acontece a festa de encerramento das homenagens, reunindo anualmente um grande número de fiéis.
Os Muitos Nomes de Iemanjá
No Brasil Iemanjá é conhecida por diversos nomes, em diferentes regiões, como Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc.
No catolicismo, Nossa Senhora dos Navegantes, é também conhecida como Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.
Participe em 02 de fevereiro do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
Dia ideal para os filhos de Iemanjá prestarem homenagens fazendo oferendas a deusa e garantirem as bençãos do seu orixá. Entrega do “Barco de Iemanjá” especial para os filhos da orixá.
Neste dia o prato preferido de Iemanjá é entregue com outras oferendas para agradar a “Senhora dos Mares”, “mãe de todas as cabeças” e pedir mais um ano de proteção e fechamento de corpo contra as doenças, pedir pelo afastamento dos inimigos e tantas graças que somente Iemanjá concede aos seus filhos.
Data de obrigação da mãe-de-santo Makena que oferece a possibilidade de participação dos clientes com agendamento prévio nas homenagens feitas por nós a nossa querida “Rainha do Mar” no “Barco de Iemanjá”.
Quem desejar participar GRATUITAMENTE deve enviar pedidos para serem anexados na “Oferenda da Casa”. Você deve enviar por e-mail o nome completo e sua data de nascimento e descrever em poucas palavras a graça que deseja alcançar. Em seguida faremos a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena faz anualmente a Iemanjá.
Mas se você desejar fazer sua própria oferendas a Iemanjá e na impossibilidade do comparecimento aos rituais para muitos adeptos da umbanda, nas comemorações dentro dos terreiros nos dias atuais; oferecemos a você também a comodidade de entregar suas oferendas particulares a Iemanjá segundo as regras e fundamentos de umbanda e compartilhar as graças desse orixá tão querido por todos nós.
Para participação gratuita ou para uma oferenda pessoal, os e-mails devem ser enviados até dia 01 de fevereiro através do formulário abaixo.