São José, pai de Jesus, comemorado em 19 de março

São José, o pai de Jesus, comemorado dia 19 de março, ocupa um lugar discreto na bíblia e está totalmente ligado a Cristo e a Virgem Maria.

O texto do Evangelho deixa claro que São José era o pai legal de Jesus. São José quando encontrou a Virgem Maria grávida “sem antes terem coabitado”, “sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente”, quando na época a lei bíblica vigente prescrevia morte por apedrejamento das adúlteras.

São José, o pai adotivo de Jesus

Eis que, enquanto São José dormia, apareceu-lhe, em sonho, um anjo que pede-lhe que não tema em receber a Virgem Maria como sua esposa, “pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo”, passagem normalmente interpretada pelos cristãos como uma concepção sem necessidade de uma participação masculina.

São José é o patrono dos artesãos
São José, comemorado em 19 de março é o patrono dos artesãos

São José esteve ao lado da Virgem Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.

Quando Jesus tinha dois anos, São José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes.

José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes. Temendo um sucessor do tirano, São José levou a familia para Nazaré, uma cidade da Galiléia.

Quando Jesus tinha doze anos, de acordo com o Evangelho de Lucas, São José ainda era vivo, sendo que a família visitava anualmente Jerusalém para a festa da Páscoa.

Na Páscoa desse ano, “o menino Jesus permaneceu em Jerusalém sem que seus pais soubessem”, os quais “passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos” e, por fim, o reencontraram no Templo da Cidade Santa “assentado entre os mestres, ouvindo-os e interrogando-os, os quais se admiravam de sua inteligência e de suas respostas”.

“Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados” e Maria, sua mãe, diz-lhe: “Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura”, sendo essa sua última referência a São José estando vivo na bíblia.

Apesar da grande importância de São José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte. Acredita-se que São José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos.

São José é o patrono dos artesãos.

 

Fonte: Wikipédia