Nanã é a orixá dos pântanos, ligada pelo sincretismo católico a Sant’Ana avó de Jesus, homenageada em 26 de Julho nos terreiros de Umbanda.
Sant’Ana (nome em hebraico significa graça) pertencia a família do sacerdote Aarão. E seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi.
Seu marido, São Joaquim, foi censurado pelo sacerdote Rúbem por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces.
Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade, renderam-lhe o prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. (Citação Wikipédia)
ORAÇÃO A SANT’ANA
Sant’Ana avó de Cristo, Mãe da Mãe de Deus por teu grande mérito tende compaixão de nós.
Voltai teus olhares a nossa dor;
Enxugai meu pranto, acalma minha aflição.
Minha Senhora Sant’Ana!
Com tão belo dom nasceste que a quem suas penas te contava Vós sempre o socorreste.
Aqui prostrado a teus pés socorro venho a pedir:
Olhai-me com compaixão pela alegria que tiveste quando a Virgem Maria entre teus braços tivestes.
Ereis avó de Deus Consoladora dos tristes;
Ajudai-me por tuas penas, que tão grandes as tivestes.
SAIBA MAIS
Saiba mais sobre a orixá Nanã visitando a página dedicada a esta orixá.
DESCUBRA QUAIS SÃO SEUS ORIXÁS
Você quer consultar sobre diversos assuntos, descobrir o orixá de cabeça que rege seus caminhos e desvendar tudo sobre seu futuro? Faça hoje mesmo uma consulta para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios e Tarô. Entre em contato conosco agora mesmo!