No dia 04 de outubro, comemoramos o protetor dos animais São Francisco de Assis e Irôko, o Tempo, ligados no sincretismo religioso na Umbanda e Catolicismo.
São Francisco de Assis teve uma juventude agitada quando então decidiu-se por uma vida ligada a Cristo, fundando a ordem conhecida como “Franciscanos” que em completa pobreza renovaram o Catolicismo a seu tempo.
São Francisco de Assis tem sua posição como um dos maiores santos da fé Cristã que se firmou enquanto ele ainda era vivo, e permanece grandiosa até os dias de hoje.
Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após sua morte em 1228, e por seu apreço a natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.
São Francisco de Assis e Irôko
Ligados pelo sincretismo católico, as duas figuras tem em comum as mesmas vocações para a proteção da natureza, e a proteção dos animais, sendo ambos; o orixá e o santo, “Patronos dos animais” e da natureza por extensão, que Irôko tem domínio, revitalizando os eternos ciclos da natureza.
São Francisco de Assis tratava a todos por irmãos, como é ensinado em praticamente toda religião seja ela Budista, Espírita, Umbandista, Candomblecista, Católica, Evangélica, etc. Irôko também trata a todos com igualdade sendo o orixá controlador dos carmas e processos evolutivos em geral.
Para saber mais sobre Irôko
Para saber mas sobre o orixá Tempo, chamado também Irôko, acesse nossa página dedicada a este orixá.
Leia também o post Irôko – um orixá considerado raro.
A Gameleira Branca de Irôko, o Tempo – À frente da Casa de Umbanda, há uma gameleira branca que leva o axé de todos nesse terreiro, nela está envolto o alá honrando Irôko, O Tempo imemorável.
Oração a Irôko (Orixá Tempo) – Faça sua oração a Irôko (Orixá Tempo) na lua cheia e receba deste orixá proteção e axé.